Os estragos causados pela enxurrada que ocorreu nesta segunda-feira (04) no município de Rio das Antas, ainda estão sendo contabilizados pelos moradores. Contudo, o que se pode afirmar atualmente é que a força das águas deixou um rastro de destruição e assustou muitos moradores do município, principalmente no interior. Nesse sentido, para se ter uma ideia dos danos ocasionados, a enxurrada arrastou tratores com mais de seis toneladas, além de destruir edificações e atingir criadouros de animais.
Tairo Vian foi uma das pessoas que teve a propriedade atingida. Ele mostra no trator a altura que a água atingiu. Morador da Linha Glória, ele relata que, apesar de já ter sofrido com as consequências da chuva em outras ocasiões, se surpreendeu com a força da chuva. “A água já havia atingido o barracão, mas dessa vez o fluxo foi muito maior, acarretando em diversos estragos. A água derrubou uma parte do barracão e também a ponte, por exemplo”, relata.
VEJA TAMBÉM:
Temporal causa destruição no município de Rio das Antas
A força da enxurrada em Rio das Antas
Além disso, várias máquinas foram atingidas pelas águas, bem como criações de porcos. No local, foi feita uma barricada, na tentativa de barrar a água e evitar prejuízos. Contudo, devido ao volume de chuva, a barreira não foi suficiente, sendo levada pela água. Outro exemplo da força da enxurrada foram as máquinas arrastadas. Entre elas, um trator pesando mais de seis toneladas.
“Agora fica o prejuízo. Já estive contabilizando os estragos na plantação. A soja, plantada há pouco, vai sofrer as consequências da chuva desta segunda. Porém, o nosso maior problema se refere ao barracão, onde estava todo o nosso mantimento da lavoura, caixas, pulverizador. Dessa forma, perdi muitas peças, que foram levadas pela chuva. Agora, vamos correr atrás do prejuízo, na tentativa de recuperar o que foi perdido”, lamenta.