Fim de semana terá calor, temporais e ciclone extratropical em SC

As mudanças climáticas serão rápidas e consideráveis em Santa Catarina envolvendo o sábado e o domingo

O fim de semana será marcado por mudanças rápidas conforme a previsão do tempo para Santa Catarina, com calor, ventos fortes e risco de temporais devido à formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

No sábado (11), a circulação marítima, embora mais fraca, ainda mantém nebulosidade e chuvas fracas e rápidas, principalmente entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte, sobretudo nos extremos do dia. Nas demais áreas, o sol aparece entre nuvens.

Publicidade

Durante a tarde, há pequena chance de pancadas de chuva e temporais isolados no Grande Oeste e Planaltos, com risco baixo para ocorrências. Os ventos de nordeste se intensificam entre o Oeste e o Sul, com rajadas de 40 a 65 km/h.

As temperaturas sobem em todo o estado, com máximas de 31°C a 33°C no Oeste, 28°C a 30°C no Litoral Sul e 22°C a 26°C nas demais regiões, valores menores nas áreas serranas.

Domingo será de temporais e risco de danos

No domingo (12), o avanço de uma frente fria associada ao ciclone extratropical provoca instabilidade intensa em Santa Catarina. Há previsão de chuva forte, raios, granizo e ventos intensos, principalmente no Grande Oeste e Norte catarinense.

O sistema chega ao Oeste entre a madrugada e manhã, avançando para as demais regiões ao longo do dia. O risco é moderado a alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica. As temperaturas caem e não passam dos 20°C a 24°C na maioria das regiões.

Melhora na segunda e ar frio na terça

Na segunda-feira (13), o ciclone se afasta e o tempo volta a melhorar gradualmente, embora ainda possa haver chuvas isoladas entre o Meio-Oeste e Litoral. O calor persiste no Litoral, com 25°C a 30°C, mas à noite o ingresso de ar mais frio derruba as temperaturas.

Na terça-feira (14), uma massa de ar seco garante tempo firme e ensolarado em todo o estado, com amanhecer frio, entre 7°C e 13°C na maioria das regiões.

Os dados sobre a previsão do tempo para Santa Catarina são da Defesa Civil – SC e da Epagri/Ciram.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Concurso vai eleger as melhores geleias e doces artesanais de Santa Catarina

Receitas ancestrais transformadas em negócio por famílias produtoras de...

Obras de repavimentação alteram trânsito entre bairros de Videira

A Rua João Contini, em Videira, será interditada a...

Morte de idoso de 110 anos revela fuga da escravidão aos 12 anos

A morte de Vergílio Pereira da Silva, aos 110...

Mega-Sena sorteia R$ 25 milhões nesta terça-feira

A Caixa Econômica Federal realiza nesta terça-feira (14), às...

Educação política passa a ser obrigatória nas escolas brasileiras

A educação política e os direitos da cidadania passarão...

Mais da metade dos feminicídios em Santa Catarina ocorreu nos fins de semana em 2026

Mais da metade dos feminicídios registrados em Santa Catarina...

Declaração de Lula preocupa exportadores e amplia incertezas

A possível confirmação de novas tarifas impostas pelos Estados...