A semana começa com mudança significativa no tempo em todo o país. Uma frente fria avança pelo Brasil a partir desta terça-feira (24) e deve provocar volumes expressivos de chuva, especialmente na região Sul, onde os acumulados podem alcançar até 200 milímetros em poucas horas. O sistema já atua nas primeiras horas do dia no Rio Grande do Sul, com previsão de pancadas fortes e temporais isolados.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Frente fria provoca chuva intensa e alerta para temporais no Sul
Ao longo da terça-feira, a instabilidade se espalha por toda a região Sul. Na quarta-feira (25), a frente fria perde força no território gaúcho, porém intensifica as chuvas em Santa Catarina e no Paraná, conforme aponta o Meteored.
Além disso, o sistema contribui para reorganizar a circulação dos ventos e aumentar a umidade em diversas áreas do Brasil.
Como consequência, áreas das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste também podem registrar pancadas de chuva ao longo da semana, assim como parte da região Norte.
Portanto, a instabilidade não ficará restrita ao Sul e poderá impactar milhões de brasileiros.
Acumulados podem chegar a 200 mm e há risco de alagamentos
De acordo com as projeções meteorológicas, até o fim da quarta-feira os volumes de chuva podem atingir 200 mm no Leste do Paraná, abrangendo desde o Litoral até municípios da região metropolitana de Curitiba.
O Litoral Norte de Santa Catarina também está na área de maior preocupação. Diante desse cenário, existe risco elevado de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de terra.
Além das chuvas intensas, não se descarta a ocorrência pontual de granizo em cidades do Sul do país. A tendência indica que a última semana de fevereiro será marcada por tempo instável em grande parte do território nacional.
No entanto, estados como Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e o Norte do Pará devem apresentar redução nos volumes de chuva.




