Foto: Canva e Defesa Civil
A partir desta quarta-feira (21) uma frente fria começa a influenciar diretamente o tempo em Santa Catarina, provocando mudanças bruscas nas condições climáticas em grande parte do Estado.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo a Defesa Civil, o avanço desse sistema traz temporais com chuva intensa, especialmente entre a tarde e a noite, com risco alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e ventos fortes.
As regiões mais afetadas devem ser o Extremo Oeste, Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis (parcialmente), Planalto Norte e Litoral Norte. Nessas áreas, o volume acumulado de chuva pode ser expressivo, elevando o risco de transtornos urbanos e danos estruturais. destacadas nas áreas em laranja do mapa.
Veja também
Chuva intensa, ventos fortes e risco de danos
De acordo com a Defesa Civil, além da precipitação elevada, as tempestades podem vir acompanhadas de rajadas intensas de vento, capazes de causar destelhamentos, quedas de galhos e árvores, além de danos na rede elétrica.
O período de maior atenção ocorre entre o final da tarde desta quarta-feira (21) e o início da madrugada de quinta-feira (22), quando a instabilidade deve atingir seu pico máximo.
A orientação é para que a população fique atenta aos avisos meteorológicos e evite áreas de risco, como locais com histórico de deslizamentos e alagamentos.
Também é importante manter distância de fios elétricos rompidos, estruturas instáveis e árvores de grande porte durante o vendaval.
Recomendações da Defesa Civil
Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Instabilidade continua na quinta-feira em parte do Estado
A tendência é de que as condições instáveis permaneçam na quinta-feira (22), principalmente nas regiões ao norte de Santa Catarina. Embora a intensidade das chuvas seja menor em comparação ao dia anterior, o tempo segue fechado e chuvoso, exigindo atenção por parte da população, especialmente em áreas urbanas e propensas a desastres naturais.
A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar os alertas oficiais emitidos por seus canais e redes sociais. Em caso de emergência, a orientação é acionar o número 199 para solicitar ajuda.
Nossas Redes Sociais
A 4ª edição do RBVerde já tem data confirmada e acontecerá no dia 7 de…
No dia 20 de maio, a FIESC, em parceria com a UNIARP, promoveu o evento…
A Polícia Militar de Tangará agora conta com uma nova viatura modelo Pajero, que chega…
Na sessão ordinária desta terça-feira (20), a Câmara de Vereadores de Ibiam aprovou, com voto…
Nesta segunda-feira, 19 de maio, o Governo de Santa Catarina, através do governador Jorginho Mello…
O procurador do município de Videira, Rodolfo Pires Filho, concedeu entrevista aos estúdios da RBV…
This website uses cookies.