Frio e geada marcam a terça-feira em Santa Catarina

As temperaturas mínimas ficam entre 0°C e 5°C no Grande Oeste e nos Planaltos, com registros pontualmente negativos nas áreas mais elevadas da Serra catarinense

A terça-feira (14) será marcada pelo predomínio de tempo firme em Santa Catarina, com sol entre poucas nuvens e temperaturas baixas durante a madrugada e o amanhecer. A atuação de uma massa de ar seco e frio mantém o clima típico de inverno, favorecendo a formação de geada em diversas regiões do estado e nevoeiros em áreas do Litoral e do Vale do Itajaí.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Entre o Grande Oeste e os Planaltos, as condições seguem favoráveis para a ocorrência de geada nas primeiras horas do dia. Já no Litoral e no Vale do Itajaí, a combinação entre umidade e frio contribui para a formação de nevoeiros durante o amanhecer.

Publicidade

As temperaturas mínimas ficam entre 0°C e 5°C no Grande Oeste e nos Planaltos, com registros pontualmente negativos nas áreas mais elevadas da Serra catarinense. No Litoral, Médio e Baixo Vale do Itajaí, os termômetros variam entre 5°C e 10°C nas primeiras horas da manhã.

Apesar do frio, o risco para ocorrências relacionadas às baixas temperaturas, como agravamento de doenças cardíacas e respiratórias e casos de hipotermia, é considerado baixo.

Durante a tarde, o sol ajuda a elevar as temperaturas, mas o clima permanece ameno. As máximas variam entre 17°C e 20°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral. Nas áreas mais altas do Meio-Oeste, Planaltos e Grande Florianópolis Serrana, os termômetros ficam entre 10°C e 15°C.

Na quarta-feira (15), o tempo continua estável em todas as regiões catarinenses. A mudança na direção dos ventos para nordeste favorece o aumento da nebulosidade entre a Grande Florianópolis e o Norte do estado, mas não há previsão de chuva.

O frio começa a perder intensidade, embora o amanhecer ainda registre temperaturas próximas de 0°C nas áreas altas dos Planaltos. No Litoral, as mínimas ficam entre 8°C e 15°C, enquanto nas demais regiões variam de 5°C a 13°C.

À tarde, as temperaturas ultrapassam os 20°C apenas no Oeste e no Litoral Sul. Nas demais regiões, as máximas ficam entre 15°C e 19°C.

A quarta-feira também exige atenção no litoral. O vento nordeste ganha força sobre o mar, especialmente próximo à costa do Litoral Sul, com rajadas entre 50 e 70 km/h. A agitação marítima aumenta, com ondas de leste a nordeste entre 2 e 2,5 metros, deixando o risco moderado para ocorrências relacionadas às condições do mar.

A previsão para quinta-feira (16) e sexta-feira (17) indica a continuidade do tempo firme em Santa Catarina. O sol predomina em todas as regiões, enquanto as manhãs seguem com temperaturas baixas e sensação de frio.

Ao longo das tardes, porém, o calor ganha força de forma gradual. Na quinta-feira, as máximas podem alcançar entre 26°C e 27°C em áreas do Oeste e do Litoral Sul. Já na sexta-feira, os termômetros se aproximam dos 30°C nessas regiões, marcando uma significativa elevação das temperaturas, embora o amanhecer ainda mantenha características típicas do inverno em todo o estado.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Defesa Civil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Polícia Civil prende segundo suspeito por homicídio em Caçador

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

36ª Festa da Fogueira e do Quentão reúne milhares de pessoas em Caçador

A 36ª Festa da Fogueira e do Quentão foi...

Festa, tradição e solidariedade esperam por você no 3º Arraiá da V

Quem gosta do clima das festas julinas já pode...

Deputado federal alerta para epidemia das bets

O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) alertou para a...

Serasa e CAIXA se unem para facilitar negociação de clientes

A Serasa passa a disponibilizar, pela primeira vez, ofertas...

Atenção, artistas e produtores: Videira abre quatro oportunidades culturais

A Prefeitura de Videira abriu quatro novos editais voltados...

Homem foragido do sistema prisional de Chapecó é recapturado pela PM em Joaçaba

A Polícia Militar recapturou, na madrugada deste domingo (12),...