Foto: Divulgação
O Brasil se prepara para enfrentar o frio mais intenso de 2025, que deve chegar a partir da próxima quinta-feira, 29 de maio, conforme alertam as análises da Rural Clima, consultoria especializada em agroclimatologia.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Uma forte massa de ar polar vai avançar sobre o país, provocando uma queda brusca das temperaturas, especialmente nas regiões Sul, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Contudo, o frio também pode se espalhar para o Sudeste e Centro-Oeste, afetando estados como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e até Brasília.
A previsão indica que os termômetros vão registrar temperaturas cada vez mais baixas a cada dia, com possibilidade de quedas para valores negativos.
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima, alerta para o risco de geadas extensas na virada do mês.
Veja também
Campanha “Abrace” arrecada alimentos e roupas para famílias em Tangará
IFSC oferece mais de 1,5 mil vagas gratuitas em cursos técnicos em SC
Segundo ele, “áreas de milho safrinha do Paraná, Santa Catarina e sul de Mato Grosso do Sul podem ser afetadas por geadas”.
Além do milho, outras culturas como feijão, cana-de-açúcar e café também estão vulneráveis aos danos causados pelo frio intenso e pelas geadas, ressalta Santos.
Ele reforça que as previsões são atualizadas diariamente pelos modelos americano e europeu, o que melhora a precisão conforme a data se aproxima.
Porém, é inegável a alta probabilidade de uma massa polar muito forte:
“Os modelos têm indicado a cada dia que o frio será intenso. Isso significa que a probabilidade de ocorrência de uma massa de ar polar mais forte que pode trazer quedas acentuadas nas temperaturas é altíssima”.
Antes da chegada do frio intenso, os próximos dias serão marcados por chuvas volumosas em várias regiões do Brasil.
Atualmente, três alertas laranja estão ativos, indicando “perigo para chuvas intensas”. Dois desses alertas abrangem áreas do Nordeste, incluindo Ceará, Pernambuco e Paraíba, e a costa leste da Paraíba, Maceió e Aracaju.
O terceiro alerta abrange o Vale do Itajaí, Florianópolis, norte e sul de Santa Catarina, região serrana, Região Metropolitana de Curitiba e litoral sul de São Paulo.
Além disso, há previsão de chuvas na região central, como Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rondônia, mas essas precipitações devem cessar até sexta-feira, 23 de maio.
A partir de sábado (24), uma frente fria já vai atuar no Sul, organizando linhas de instabilidade que deixam o Sudeste e o Centro-Oeste livres das chuvas. Essa condição, segundo Santos, “vai favorecer as lavouras de segunda safra”.
Nossas Redes Sociais
A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira (23) indica que a instabilidade diminui…
A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) recebe em seu auditório nesta sexta-feira (23) às 11h…
Um acidente de trânsito inusitado ocorreu em Caçador no final da tarde desta quinta-feira (22).…
A partir de 1º de julho de 2025, a Visan – Autarquia Municipal de Saneamento…
Durante uma operação policial realizada na manhã desta quinta-feira, dia 22, a Polícia Militar apreendeu…
This website uses cookies.