Ícone do site PortalRBV

Imagens chocantes mostram Rio Bonito do Iguaçu antes e depois do tornado

Imagens chocantes mostram Rio Bonito do Iguaçu antes e depois do tornado

Foto: Google Street View e reprodução

Um tornado devastador atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, na tarde desta sexta-feira (7), por volta das 17h30. A força do vento destruiu construções, derrubou postes de energia e deixou veículos espalhados sobre os escombros. Moradores ficaram presos e feridos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo a Defesa Civil estadual, o fenômeno deixou cinco mortos e cerca de 130 feridos, sendo 30 em estado grave.

“Chove muito forte e cerca de 80% da cidade está no chão. A força da tempestade derrubou postes de luz, destelhou imóveis, destruiu construções e pegou muita gente voltando para casa. Tem bastante veículos sob escombros. Há pelo menos três mortes, sendo dois idosos. Há muito feridos também, e os hospitais estão superlotados”, afirmou o prefeito Sezar Augusto Bovino.

As vítimas estão sendo atendidas em hospitais de Laranjeiras do Sul, em mutirão com médicos de diferentes cidades.

“Há muitos feridos com a cabeça machucada. Fora dos hospitais, temos pelo menos três equipes de médicos e enfermeiros percorrendo a cidade para ver se há pessoas presas sob os escombros”, completou Bovino.

O prefeito ainda informou que o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entrou em contato oferecendo apoio.

O governo do Paraná declarou estar “totalmente mobilizado e acompanhando com atenção as chuvas desta sexta-feira e o impacto dela nas cidades do estado”. Ventos acima de 70 km/h foram registrados pelo Simepar e INMET.

“A Defesa Civil e as nossas forças de segurança estão em alerta, mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelao tornado. Nossa solidariedade à toda população das regiões afetadas. Seguimos em atenção permanente”, escreveu o governador Ratinho Jr.

O MetSul explicou que o tornado é “um fenômeno de microescala (área muito pequena) e na maioria dos casos de curta duração (minutos)”.

Segundo o órgão, o tornado se formou em condições favoráveis, após instabilidade no Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul, possivelmente afetando Dionísio Cerqueira (SC) antes de chegar ao Paraná.

A Defesa Civil do Paraná já havia emitido alertas de tempestades severas, com riscos de ventos fortes, granizo e chuvas acima de 50 mm, além de rajadas entre 40 e 60 km/h para sábado e domingo.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile