Foto: Divulgação
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para o risco de chuvas intensas no estado de Santa Catarina, que começará no dia 8 de abril, às 09h56, com previsão de término no dia 9 de abril, às 10h. O aviso alerta para a possibilidade de chuvas com intensidade entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes, variando entre 40 e 60 km/h.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Os principais riscos associados a este evento climático são o baixo risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
A probabilidade desses eventos ocorrerem é considerada moderada a baixa, mas ainda assim é importante tomar precauções.
Em caso de rajadas de vento fortes, a recomendação é evitar se abrigar debaixo de árvores, pois há um pequeno risco de queda.
Além disso, é aconselhável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, uma vez que essas estruturas podem ser afetadas pelo vento.
Veja também
Mudanças no trânsito de Videira: Avaliação do primeiro dia
Comissão analisa isenção do IR até R$ 5 mil
Outro cuidado importante é evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada, para prevenir danos por possíveis descargas elétricas.
Para mais informações sobre a situação, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O clima em Santa Catarina permanecerá instável entre os dias 8 e 11 de abril, com a presença de sistemas de baixa pressão.
Esses sistemas se deslocam do continente para o mar, causando chuvas frequentes, que podem ser intensas em algumas áreas, especialmente na região central e leste do estado.
No oeste, as chuvas são mais esperadas para o dia 8, podendo vir acompanhadas de trovoadas.
No litoral, as chuvas devem ocorrer em dois momentos distintos: a primeira entre a tarde e noite de terça-feira, podendo ser forte, com possibilidade de trovoadas, e a segunda, a partir da noite de quarta-feira, com chuvas persistentes e de alta intensidade.
Devido à continuidade das chuvas, os volumes acumulados devem ser mais elevados, especialmente no Litoral e áreas próximas.
Por essa razão, o risco de alagamentos e enxurradas é considerado moderado a alto nas áreas indicadas no mapa, principalmente nas regiões em amarelo e laranja.
Para as demais regiões do estado, o risco é baixo a moderado.
Como o aviso tem um período prolongado, é fundamental acompanhar as atualizações diárias do INMET e da Defesa Civil.
Isso permitirá ajustar as orientações sobre as áreas de risco e os momentos de maior intensidade de chuva.
Durante os temporais, procure um local seguro e abrigado. Evite atravessar ruas alagadas ou pontes e pontilhões que possam estar submersos.
Além disso, tenha cautela nas proximidades de áreas de encosta, onde há risco de deslizamentos de terra.
Fique atento também a árvores e postes inclinados, além de rachaduras em muros ou paredes, que indicam risco de queda.
Nossas Redes Sociais
O governo federal anunciou um reajuste na faixa de isenção do Imposto de Renda para…
Com a evolução constante da tecnologia de áudio e vídeo, as TVs de 2025 elevam…
O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino…
ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de RetificaçãoProcesso Licitatório n. 37/2025 Pregão Eletrônico…
Santa Catarina segue consolidando sua posição como o estado mais seguro do Brasil. Nos primeiros…
Na manhã desta segunda-feira (14), o cardiologista Leandro Echenique, responsável pelo acompanhamento de Jair Bolsonaro,…
This website uses cookies.