O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou, na manhã desta terça-feira (9), os alertas de tempestades provocadas pelo ciclone extratropical que atinge Santa Catarina e outras regiões do país. Os novos avisos têm validade até às 10h de quinta-feira (10).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Até o início do dia, o alerta era vermelho, de “grande perigo”, para as regiões Oeste, Norte, Serra e Vale do Itajaí.
Agora, o Inmet emitiu dois avisos principais:
- o amarelo, de “perigo potencial”, para o Oeste, e
- o laranja, de “perigo”, para o restante do estado.
Além disso, um alerta laranja específico para ciclone e ventos costeiros está vigente.
Veja também
Ciclone extratropical atípico: saiba por que o Sul do Brasil está em alerta
Motociclistas invadem pista de BMX em Videira, causando danos e prejuízos ao esporte
O alerta laranja abrange 228 cidades de Santa Catarina, além de áreas de outros estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Conforme o Inmet, nesses locais, a previsão indica chuva intensa, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de granizo. O órgão alerta para risco de cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Alerta amarelo
Já o alerta amarelo cobre a região Oeste do estado, válido até às 23h59 desta terça-feira. O aviso também inclui áreas do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
A expectativa é de chuva de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e granizo. Nesses locais, o risco de estragos é considerado menor, mas ainda há possibilidade de alagamentos e quedas de galhos.
Litoral catarinense
O litoral catarinense segue sob alerta laranja para ventos costeiros, com risco de movimentação de dunas sobre construções na orla.
O aviso é válido até o final do dia para Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Entre a madrugada e a manhã de terça, fortes chuvas provocaram alagamentos no Norte e na Grande Florianópolis. Segundo a Epagri/Ciram, Palhoça registrou 80,4 mm nas últimas 12 horas, seguida por Imaruí (67,2 mm), Florianópolis continental (64,6 mm), Biguaçu (57,2 mm) e Joinville (51 mm).

A Defesa Civil informou que o ciclone trouxe raios, vendavais e granizo. No Litoral, os ventos podem atingir 75 km/h, com risco de danos estruturais.
Na quarta-feira (10), a tempestade se desloca para o mar, mantendo ventos de 70 a 90 km/h, podendo chegar a 100 km/h em áreas do Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana, enquanto a chuva diminui gradualmente.





