Ícone do site PortalRBV

Inmet reduz alertas, mas 228 cidades de SC continuam em risco para ciclone

Inmet reduz alertas, mas 228 cidades de SC continuam em risco para ciclone

Foto: IMNET

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou, na manhã desta terça-feira (9), os alertas de tempestades provocadas pelo ciclone extratropical que atinge Santa Catarina e outras regiões do país. Os novos avisos têm validade até às 10h de quinta-feira (10).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Até o início do dia, o alerta era vermelho, de “grande perigo”, para as regiões Oeste, Norte, Serra e Vale do Itajaí.

Agora, o Inmet emitiu dois avisos principais:

Além disso, um alerta laranja específico para ciclone e ventos costeiros está vigente.

O alerta laranja abrange 228 cidades de Santa Catarina, além de áreas de outros estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Conforme o Inmet, nesses locais, a previsão indica chuva intensa, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de granizo. O órgão alerta para risco de cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Alerta amarelo

Já o alerta amarelo cobre a região Oeste do estado, válido até às 23h59 desta terça-feira. O aviso também inclui áreas do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

A expectativa é de chuva de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e granizo. Nesses locais, o risco de estragos é considerado menor, mas ainda há possibilidade de alagamentos e quedas de galhos.

Litoral catarinense

O litoral catarinense segue sob alerta laranja para ventos costeiros, com risco de movimentação de dunas sobre construções na orla.

O aviso é válido até o final do dia para Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Entre a madrugada e a manhã de terça, fortes chuvas provocaram alagamentos no Norte e na Grande Florianópolis. Segundo a Epagri/Ciram, Palhoça registrou 80,4 mm nas últimas 12 horas, seguida por Imaruí (67,2 mm), Florianópolis continental (64,6 mm), Biguaçu (57,2 mm) e Joinville (51 mm).

A Defesa Civil informou que o ciclone trouxe raios, vendavais e granizo. No Litoral, os ventos podem atingir 75 km/h, com risco de danos estruturais.

Na quarta-feira (10), a tempestade se desloca para o mar, mantendo ventos de 70 a 90 km/h, podendo chegar a 100 km/h em áreas do Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana, enquanto a chuva diminui gradualmente.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile