A semana termina com tempo instável com chance de temporais em SC. A partir da madrugada de quinta-feira (24) e ao longo da sexta-feira (25), o avanço de áreas de instabilidade provoca chuvas e temporais isolados em diversas regiões do estado.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A Defesa Civil alerta para risco moderado de ocorrências meteorológicas nas áreas em amarelo e risco baixo nas áreas em verde do mapa de monitoramento.
Na quinta-feira, a chuva começa no Sul de SC já nas primeiras horas do dia, avançando em direção ao Vale do Itajaí e à Grande Florianópolis durante a manhã. Nessas áreas, a precipitação pode ser pontualmente intensa e persistente ao longo do dia. No restante do estado, a instabilidade aumenta a partir da tarde, com possibilidade de raios, rajadas de vento e queda de granizo, reforçando a possibilidade de temporais em SC.
Na sexta-feira, o tempo continua fechado em todas as regiões. No litoral, a chuva pode ocorrer a qualquer hora. Nas regiões do Grande Oeste aos Planaltos, as pancadas devem ser mais breves, mas seguem acompanhadas de baixa a moderada possibilidade de transtornos como alagamentos, destelhamentos e queda de galhos.
Veja também
População de Santa Catarina pode chegar a 10,4 milhões em 2070
E-commerce em alta em SC: estado é líder em entregas no Brasil
Como fica o tempo em SC:
- Quarta-feira (23): tempo nublado com chance de chuva isolada entre a tarde e noite no Oeste, Planalto Sul e litoral. Temperaturas entre 8°C e 25°C.
- Quinta-feira (24): tempo encoberto com pancadas de chuva e trovoadas. Mínimas de 5°C nas serras e máximas em torno dos 18°C.
- Sexta-feira (25): tempo instável e chuvas isoladas. Temperaturas seguem amenas, abaixo dos 20°C na maior parte do estado.
Recomendações da Defesa Civil:
- Durante temporais, abrigue-se em local seguro, longe de janelas.
- Evite transitar próximo a árvores, placas e postes de energia.
- Em alagamentos, não atravesse ruas ou pontes submersas.
A instabilidade está associada à passagem de uma frente fria pelo litoral sul do Brasil e à atuação de um cavado atmosférico, reforçados pelo Jato Polar, segundo a Epagri/Ciram e a Defesa Civil. As condições devem permanecer instáveis também no final de semana.