O Natal em Santa Catarina promete ser marcado por temperaturas elevadas e clima abafado em praticamente todas as regiões do estado.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Na quinta-feira (25), a configuração atmosférica permanece estável, garantindo calor intenso em todas as regiões do estado.
Nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, há condições para pancadas de chuva e temporais isolados desde o início da manhã, que se espalham para o restante do estado entre a tarde e a noite.
Segundo meteorologistas, isso ocorre devido ao fluxo de calor e umidade da região amazônica, aliado a sistemas de baixa pressão em médios níveis da atmosfera.
O risco para a população é moderado a pontualmente alto, podendo haver alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos ou árvores.
As temperaturas pela manhã seguem próximas aos dias anteriores, enquanto à tarde os termômetros ultrapassam os 30°C na maior parte do estado, podendo chegar a 38°C entre o Médio Vale do Itajaí e o Litoral Norte.
“O risco permanece moderado a alto para ocorrências relacionadas ao calor intenso”, afirmam especialistas.
Sexta-feira (26)
Sexta-feira (26) deve apresentar chuva e temporais de forma mais isolada, comparado aos dias anteriores, mas ainda com ocorrência de raios, rajadas de vento e eventual granizo.
Os fenômenos se iniciam no início da tarde e se estendem até a noite, influenciados por uma frente fria no mar combinada com calor e umidade local. O risco é baixo a moderado para alagamentos, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de árvores.
As mínimas variam entre 18°C e 23°C, enquanto à tarde as temperaturas podem se aproximar de 35°C no Litoral Norte e 30°C nas demais regiões.
Previsão para sábado e domingo
A tendência para sábado (27) indica que a instabilidade se afasta um pouco de Santa Catarina, concentrando-se no Rio Grande do Sul. O calor e a umidade ainda podem provocar pancadas de chuva isoladas.
No domingo (28), com a frente fria avançando pelo mar, as condições para temporais e chuva retornam entre a tarde e a noite, mas o calor perde força, permanecendo em torno de 30°C na maior parte do estado.






