Santa Catarina pode registrar neve no próximo sábado, dia 9 de agosto, conforme previsão da Epagri/Ciram. Cidades da Serra Catarinense podem experimentar termômetros abaixo de zero, por chuva isolada associada às baixas temperaturas.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A possibilidade de neve se concentra na madrugada e manhã de sábado. A maior parte do Estado terá temperaturas abaixo de 15 °C. No litoral, a máxima pode alcançar os 20 °C.
À medida que a semana avança, as temperaturas caem significativamente em todo o Estado.
Na quarta-feira (6), o clima instável traz chance de chuva isolada nas regiões catarinenses. As mínimas devem variar entre 6 °C e 12 °C e as máximas permanecer abaixo de 20 °C.
Veja também
Fissura palatina em bebês: SC torna exame obrigatório nas primeiras 48 horas
Em 7 meses, SC tem 5.266 feridos e 271 mortes nas estradas federais
Na quinta-feira (7), a formação de uma frente fria aliada a um ciclone extratropical no Uruguai e Rio Grande do Sul eleva a instabilidade climática.
Esperam-se chuvas e temporais isolados, principalmente à tarde e à noite. As temperaturas se mantêm entre 7 °C e 12 °C de mínima e de 17 °C a 22 °C de máxima.
Na sexta-feira (8), o avanço de uma massa de ar frio provoca queda acentuada nos termômetros. Cidades da Serra devem registrar mínimas próximas a 0 °C durante a noite. Em outras regiões, as mínimas ficam abaixo de 10 °C e as máximas chegam a 21 °C ao longo do dia.
Neve em SC
Nos registros de 2025, a primeira neve aconteceu na madrugada de 29 de maio, em Urupema, e também atingiu Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici. Outro episódio ocorreu em 30 de junho nessas mesmas localidades.
A neve se forma quando a temperatura do ar está abaixo de 0 °C e há umidade.
Já a chuva congelada ocorre quando flocos de neve passam por uma camada de ar quente antes de voltar ao ar frio, recongelando antes de chegar ao solo.