A Serra de Santa Catarina registrou a primeira neve do inverno 2023 nesta sexta-feira. O fenômeno aconteceu durante a madrugada em Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici, e foi gravado por um morador. Também foi registrada a precipitação de chuva congelada em São Joaquim, na manhã de ontem.
A Defesa Civil e a Epagri/Ciram, órgãos que monitoram o tempo no Estado, analisaram as imagens e confirmaram a ocorrência de neve. Dessa forma, a temperatura mínima na Serra catarinense nesta madrugada foi em Urupema, -0,62ºC.
A região Meio Oeste não registrou neve nem chuva congelada, mas o frio chegou com força. Após a passagem do ciclone extratropical pelo estado, uma massa de ar polar derrubou as temperaturas.
Assim, a menor temperatura na região foi registrada em Tangará, na região de Marari, com 1,85ºC. Ainda, em Caçador fez 3ºC. Videira chegou a registrar 4,54ºC. Em Rio das Antas o termômetro marcou 3,36ºC e em Fraiburgo fez 2,88.
Previsão
Para o fim de semana existe a chance de ocorrência de geada ampla, especialmente no Extremo Oeste, segundo a Defesa Civil. Com isso, as temperaturas mínimas devem variar entre -3 e 7°C do Grande Oeste aos planaltos, no Alto Vale e na Grande Florianópolis Serrana. Nas demais áreas, as temperaturas marcam entre 4 e 12°C.
Contudo, durante a tarde, as máximas variam entre 8 e 17°C no Meio-Oeste e nos planaltos, enquanto oscilam entre 15 e 20°C no restante do estado.