Ícone do site PortalRBV

Nova onda de frio derruba temperaturas e traz geada em SC

Geada

Foto: Redes Sociais

Uma nova e intensa massa de ar frio de origem polar avança pelo Sul do Brasil e derruba as temperaturas em Santa Catarina a partir desta segunda-feira (30), podendo chegar a -8ºC. O frio se espalha por todas as regiões do estado, com maior impacto nas áreas de altitude acima de 700 a 800 metros.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo a Epagri/Ciram, os dias mais gelados serão o amanhecer de terça (01) e quarta-feira (02), com mínimas entre 0°C e -6°C do Oeste aos Planaltos e no Alto Vale do Itajaí. No Planalto Sul, os termômetros podem marcar entre -6°C e -8°C. Já no Litoral, as temperaturas variam de 0°C a 8°C.

A condição é favorável para a formação de geada ampla, especialmente entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul. Nas demais regiões, como Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte, a geada pode ocorrer de forma mais isolada. As temperaturas devem seguir baixas até a manhã de quinta-feira (03), exigindo atenção especial da população, com cuidados redobrados para idosos, crianças, moradores de rua, animais e atividades rurais.

Além do frio, o mar fica agitado no litoral catarinense, com ondas entre 2,5 e 3,5 metros e risco de ressaca, especialmente nesta segunda-feira.

Fruticultura em alerta após ondas anteriores

A nova onda de frio chega poucos dias após registros intensos de geada que congelaram pomares no Meio-Oeste catarinense, afetando culturas como pêssego, ameixa, maçã e uva. Em cidades como Tangará, Videira, Fraiburgo e Rio das Antas, produtores adotaram medidas preventivas, como a irrigação por aspersão, para evitar perdas.

Foto: Reprodução/Andrieli Bianchi/Portal RBV

Apesar do frio recente, o acumulado de horas de frio (abaixo de 7,2ºC) — essenciais para o bom desenvolvimento das frutas — ainda está abaixo da média em algumas regiões. Especialistas da Epagri alertam que novas ondas de frio em julho e agosto serão determinantes para a recuperação da fruticultura neste inverno.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile