Ícone do site PortalRBV

Onda de calor persiste e provoca alerta para chuvas intensas em SC

Onda de calor persiste e provoca alerta para chuvas intensas em SC

Foto: Divulgação

Santa Catarina enfrenta mais um período de calor intenso, com temperaturas elevadas e sensação de abafamento em todas as regiões do estado. Nesta sexta-feira (26), o dia começou com termômetros acima dos 20°C e rápida elevação das temperaturas ao longo das horas. De acordo com os dados meteorológicos, as máximas superam os 30°C em todas as regiões, podendo chegar próximas dos 35°C no Litoral, Planalto Norte e Vale do Itajaí. Diante desse cenário, o risco é considerado moderado a alto para ocorrências associadas ao calor excessivo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Além disso, a combinação entre calor intenso e umidade disponível na atmosfera favorece a formação de temporais isolados a partir da tarde. Esses eventos podem provocar chuva pontualmente intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e até queda eventual de granizo.

Como consequência, há risco elevado para alagamentos, enxurradas localizadas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores, principalmente no Litoral e no Vale do Itajaí.

Sábado

No sábado (27), o cenário se mantém semelhante durante a manhã, com predomínio de sol e poucas nuvens. Entretanto, o calor se intensifica ainda mais, especialmente no Norte catarinense, onde as temperaturas máximas podem ultrapassar os 35°C em alguns municípios.

Apesar disso, a aproximação e formação de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul altera as condições do tempo a partir da tarde, aumentando a instabilidade atmosférica.

Assim, temporais isolados voltam a ocorrer, elevando o risco para transtornos urbanos, sobretudo nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí.

Domingo

Já no domingo (28), o dia começa com sol entre poucas nuvens, porém uma mudança na direção dos ventos — de norte/nordeste para sul/sudeste — impede uma elevação tão acentuada das temperaturas. Ainda assim, a sensação de calor persiste, principalmente no Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte.

Durante a tarde, instabilidades associadas a uma área de baixa pressão no interior do continente contribuem para a formação de temporais mais organizados, com risco moderado a pontualmente alto para alagamentos, enxurradas e danos estruturais.

Segundo a Defesa Civil, a onda de calor que atinge Santa Catarina deve manter as temperaturas próximas dos 40°C até domingo (28).

A condição é provocada por uma massa de ar quente que atua sobre o estado, mantendo noites abafadas e tardes com máximas entre 35°C e 38°C, especialmente no Litoral Norte e no Baixo e Médio Vale do Itajaí.

Diante disso, o órgão reforça orientações como manter ambientes ventilados, hidratar-se com frequência, evitar exposição prolongada ao sol e não deixar crianças ou animais dentro de veículos.

Para segunda-feira (29) e terça-feira (30), a tendência indica continuidade do calor e do abafamento, com sol predominando pela manhã e novos temporais isolados entre a tarde e a noite, mantendo o alerta para a população.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile