A quarta-feira (05) será marcada pela presença de sol entre nuvens em Santa Catarina, mas com risco de temporais ao longo da tarde conforme a previsão do tempo. As pancadas de chuva podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, com risco baixo a pontualmente moderado para alagamentos momentâneos.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
As temperaturas mínimas ocorrem à noite, ficando entre 5°C e 8°C na Serra e 14°C a 19°C nas demais regiões. Durante a tarde, os termômetros sobem e chegam a 30°C a 32°C no Extremo Oeste e no litoral, e entre 25°C e 28°C nas outras áreas.
A partir do período vespertino, o vento vira para sul com intensidade moderada, entre 30 e 40 km/h, e rajadas que podem superar 60 km/h. O mar fica muito agitado, com ondas de sul entre 2,5 e 3,5 metros, podendo atingir picos de 4 metros, com risco de ressaca e condições favoráveis para alagamentos costeiros.
Veja também
Dois ciclones extratropicais atingem Santa Catarina nesta semana
Mais de 79% das famílias brasileiras estão endividadas, alerta CNC
No final da quinta-feira (06), a formação de uma nova frente fria traz de volta a instabilidade, com chuva e temporais nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. O risco para alagamentos, destelhamentos e queda de galhos e árvores é considerado baixo a moderado.
Ao amanhecer, temperaturas chegam a 5°C na Serra e variam entre 12°C e 16°C nas demais regiões. Durante a tarde, os termômetros sobem e podem atingir 30°C no Grande Oeste.
Os ventos são mais intensos no litoral, com velocidades de 40 a 50 km/h e rajadas entre 60 e 70 km/h, predominando de sul. O mar segue agitado, com ondas entre 2,0 e 2,5 metros, ainda com risco para alagamentos costeiros.
Na sexta-feira (07), a frente fria associada à formação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul avança para Santa Catarina, deixando o tempo instável, com temporais, chuva intensa, raios e rajadas de vento a qualquer hora do dia.
O sábado (08) segue com muitas nuvens e chuva a qualquer momento, já que o giro do ciclone no mar mantém a umidade sobre o estado. Os ventos ficam moderados a fortes, inicialmente de nordeste a noroeste na sexta (07) e passando para sul no sábado (08), com rajadas que podem superar 80 km/h.
Atenção: As condições meteorológicas dos próximos dias incluem risco para alagamentos, rajadas intensas e ressaca no litoral. A recomendação é acompanhar atualizações e redobrar cuidados em áreas de risco.
Os dados sobre a previsão do tempo para Santa Catarina são da Defesa Civil – SC e da Epagri/Ciram.






