O fim de semana em Santa Catarina será marcado por contrastes no clima de acordo com a previsão do tempo. O sábado (15) começa com sol em todas as regiões, mas do Extremo Oeste aos planaltos a chuva retorna a partir da tarde, com pancadas e temporais isolados.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O risco para ocorrências como alagamentos e danos na rede elétrica varia de baixo a moderado. No Litoral e no Vale do Itajaí, a nebulosidade aumenta ao longo do dia e pode haver chuva fraca e isolada no fim do período.
As temperaturas mínimas ficam entre 10°C e 14°C nos planaltos e variam de 15°C a 19°C nas demais regiões. À tarde, as máximas se aproximam dos 30°C no Grande Oeste e no Litoral, enquanto no restante do estado ficam entre 23°C e 26°C. O vento sopra de nordeste, com intensidade fraca a moderada.
Veja também
Brasil pode ter três novos ciclones em novembro
Árvore de crochê gigante é destaque nas comemorações natalinas em SC
No domingo (16), o tempo muda com a formação e avanço de uma frente fria. A nebulosidade aumenta durante a manhã, e a chuva acompanhada de temporais com raios, rajadas de vento e granizo chega a partir do fim da manhã nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, avançando para todo o estado ao longo da tarde.
O risco é moderado a pontualmente alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos à rede elétrica. As temperaturas máximas ficam perto de 30°C no Litoral e entre 23°C e 26°C nas demais áreas. O vento passa de nordeste para noroeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.
A segunda-feira (17) segue instável devido à passagem da frente fria, com chuva e temporais, especialmente entre a madrugada e a manhã. A partir do fim da tarde, o tempo começa a estabilizar pelo Oeste com a chegada de uma massa de ar seco.
Na terça-feira (18), o tempo volta a ficar estável em Santa Catarina, com sol em todas as regiões, embora com maior presença de nuvens no Litoral Norte e parte do Vale do Itajaí.
Os dados sobre a previsão do tempo para Santa Catarina são da Defesa Civil – SC e da Epagri/Ciram.

