A previsão do tempo para Santa Catarina mostra que segunda-feira, 18 de agosto, começa com formação de nevoeiros em diversas áreas entre o Meio-Oeste catarinense e o Litoral. Esses nevoeiros, no entanto, devem se dissipar gradualmente ao longo da manhã, favorecendo períodos de tempo mais aberto.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Apesar disso, a circulação marítima segue atuando principalmente entre o Litoral Norte, Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí, o que provoca chuvas fracas e passageiras, intercaladas com momentos de sol. Essas instabilidades não devem causar transtornos.
Já nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, a tendência é de aumento da nebulosidade no decorrer do dia. Isso ocorre devido ao aprofundamento de uma área de baixa pressão atmosférica na região.
Nesses locais, pancadas rápidas de chuva não estão descartadas, mas sem previsão de risco significativo para ocorrências meteorológicas graves.
Veja também
Ex-presidente do Aeroclube de SC está entre as vítimas de queda de avião na Serra
Idoso perde o controle, bate em caminhão parado e causa princípio de incêndio
No início da manhã, as temperaturas permanecem semelhantes às registradas no domingo, com sensação de frio leve em algumas regiões.
Porém, ao longo da tarde, o calor retorna principalmente no Oeste do estado, onde os termômetros podem atingir entre 30°C e 31°C.
Terça-feira
Catarina. Entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e o Litoral Norte, o dia será de céu encoberto, com chuvas fracas e persistentes ao longo de todo o período. Apesar disso, o risco para ocorrências associadas a essas instabilidades permanece baixo.
No entanto, ao longo da noite, o cenário muda no estado. A aproximação de uma frente fria vinda da Argentina e do Rio Grande do Sul começa a desestabilizar a atmosfera, especialmente nas regiões do Extremo Oeste e Oeste catarinense.
Nessas áreas, há possibilidade de temporais isolados, acompanhados de descargas elétricas (raios), rajadas de vento intensas e até mesmo queda de granizo em pontos localizados. É importante que a população fique atenta a possíveis alertas da Defesa Civil e órgãos de meteorologia.
Os ventos do quadrante nordeste também ganham força ao longo do dia, especialmente entre o Oeste e o Sul do estado, onde rajadas podem variar entre 50 e 75 km/h. Esse comportamento dos ventos pode provocar destelhamentos, quedas de galhos ou árvores, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais.
A tarde será marcada por grande variação de temperatura entre as regiões. No Oeste, os termômetros podem chegar aos 32°C, enquanto no Litoral Sul, as máximas devem atingir os 25°C. Já nas áreas serranas, os moradores sentirão um dia mais frio, com temperaturas que não passam dos 13°C a 14°C.
Tendência para os próximos dias
Entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira (20), a frente fria continua se deslocando por Santa Catarina, mantendo o tempo instável em grande parte do estado. Esse sistema frontal favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados, com potencial para rajadas de vento intensas.
O risco para ocorrências associadas, como queda de galhos, destelhamentos pontuais e transtornos no trânsito, é considerado moderado, principalmente nas áreas mais expostas a ventos e chuva forte.
Contudo, o cenário muda ainda na tarde de quarta-feira, quando uma massa de ar seco avança pelo Sul do Brasil. Com isso, as condições do tempo começam a melhorar gradativamente em todas as regiões catarinenses.
Entre a tarde da quarta (20) e a quinta-feira (21), a tendência é de tempo firme, com predomínio de sol e diminuição significativa da umidade relativa do ar. A presença desse ar mais seco inibe a formação de nuvens carregadas, contribuindo para um período de estabilidade atmosférica.
A expectativa é de que essa massa de ar seco mantenha o tempo mais estável por alguns dias, favorecendo atividades ao ar livre e agrícolas. Ainda assim, os ventos podem seguir moderados em alguns momentos, especialmente no Litoral e áreas de serra.
Os dados sobre a previsão do tempo para Santa Catarina são da Defesa Civil – SC e da Epagri/Ciram.