Na sexta-feira (03), a instabilidade em Santa Catarina ganha reforço com a formação de um vórtice ciclônico de altos níveis, favorecendo pancadas de chuva e temporais do Extremo Oeste ao Litoral Sul desde o amanhecer. Nas demais regiões, o dia começa com chuva associada à circulação marítima e termina com condições para pancadas isoladas e temporais.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Com a maior presença de nuvens, as temperaturas à tarde variam entre 18°C e 23°C, ficando mais altas no Extremo Oeste, entre 24°C e 26°C.
No sábado (04), o dia começa com muitas nuvens em toda Santa Catarina e chances de chuva isolada do centro ao leste do estado. Ao longo do dia, a instabilidade se afasta para o mar, permitindo aberturas de sol, mas o sul do estado ainda terá chuvas e trovoadas até o final da tarde. O vento nordeste, moderado e com rajadas, mantém ondas de 2,0 a 2,5 m no mar. As temperaturas máximas à tarde variam entre 26°C e 28°C na maior parte das regiões.
Veja também
No domingo (05), o sol predomina em SC e as temperaturas se elevam em condição típica pré-frontal. As mínimas no amanhecer variam entre 14°C e 19°C e as máximas durante a tarde superam 30°C, podendo chegar a 35°C no Extremo Oeste e no Litoral Sul.
Na segunda-feira (06), uma frente fria avança pelo estado, trazendo pancadas de chuva e temporais, iniciando pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e atingindo o restante de Santa Catarina a partir da tarde.
A Defesa Civil orienta que a população fique atenta às condições climáticas, evite áreas de risco durante pancadas intensas e siga as recomendações de segurança.
Os dados sobre a previsão do tempo para Santa Catarina são da Defesa Civil – SC e da Epagri/Ciram.