Primavera 2023 em SC terá chuva e temperatura acima da média

O El Niño vai aumentar o risco de eventos extremos com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com raios, granizo e ventania

A primavera 2023 em SC terá chuva e temperatura acima da média, de acordo com a previsão da Epagri/Ciram. Nos meses de setembro, outubro e novembro terão chuva acima da média climatológica em Santa Catarina. A precipitação deve ser frequente e com totais mais elevados na primavera, que será marcada pelo predomínio de nebulosidade em boa parte dos dias. Ou seja, fenômeno El Niño vai aumentar o risco de eventos extremos com chuva forte. Além disso, haverá aumento nos totais elevados em curto intervalo de tempo, de temporais com raios, granizo e ventania.

Leia também:

Brucelose e Tuberculose: Propriedades rurais livres somam três mil em SC

Publicidade

Aplicativo que monitora a cigarrinha-do-milho é lançado pela Epagri

Chuva

Ou seja, setembro e outubro marcam a transição do inverno para o verão, com totais mensais elevados especialmente em outubro e no Oeste de SC. Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, a chuva vai ocorrer associada à passagem de frentes frias, sistemas de baixa pressão e a Sistemas Convectivos de Mesoescala. Esses sistemas são mais comuns na primavera e com maior influência no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste de Catariense. “Na segunda quinzena de novembro as pancadas de chuva de verão, passam a ocorrer com mais frequência em todo o Estado”, informa ela.

A meteorologista Gilsânia Cruz complementa que ciclones extratropicais vão atuar no litoral da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil. Os fenômenos acontecem especialmente em setembro e outubro, trazendo perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca. “Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade também são esperados para as noites, madrugadas e amanhecer dessa estação”, revela.

Temperatura

No trimestre a previsão é de temperatura acima da média climatológicaem Santa Catarina. Mas ainda pode ocorrer um ou outro episódio de frio no início da primavera com temperatura próxima ou abaixo de 0°C. Pode ocorrer também formação de geada principalmente nas áreas altas do Planalto Sul. De fato, a previsão é de elevação da temperatura nos próximos meses e são esperados dias consecutivos de temperatura acima de 30ºC.

Temperatura da Superfície do Mar

Além disso, em julho e agosto de 2023 a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) seguiu elevada em todo o Pacífico Equatorial, indicando 

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Carros mais roubados no Brasil em 2026: veja o ranking completo

Levantamento aponta os dez modelos de veículos com maior índice de ocorrências de roubo e furto no território brasileiro durante o primeiro semestre de 2026.

Quinta-feira terá frio pela manhã e sol em Santa Catarina

A quinta-feira (24) será marcada por tempo firme em...

STF iguala prazos de licenças-maternidade e adotante

Supremo Tribunal Federal unifica o tempo de afastamento remunerado para mães genitoras e adotantes em todo o país.

VISAN leva projeto de coleta seletiva às escolas municipais

A conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente...

Prefeitura de Tangará abre processo seletivo para contratação temporária

A Prefeitura de Tangará abriu o Processo Seletivo Simplificado...

Audiência pública debate melhorias na atenção primária em Caçador

As demandas da área da saúde foram tema central...