A quinta-feira (19) começa com tempo estável em grande parte de Santa Catarina, mas o cenário muda entre o fim da tarde e a noite, com o retorno das instabilidades ao estado. A mudança ocorre devido à atuação de uma área de baixa pressão no interior do continente e à aproximação de uma nova frente fria, que favorecem a ocorrência de temporais isolados.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O risco é considerado baixo a moderado para ocorrências como alagamentos pontuais, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
No amanhecer, as temperaturas variam entre 18°C e 24°C nas regiões Oeste, Litoral e Vale do Itajaí. Já nos Planaltos, Meio-Oeste e áreas de serra, os termômetros marcam entre 12°C e 18°C. Durante a tarde, o calor ganha força, com máximas acima dos 30°C em grande parte do estado. No Vale do Itajaí e no Litoral Norte, os termômetros podem superar os 35°C, enquanto no Oeste as temperaturas podem chegar aos 38°C. O risco para ocorrências associadas ao calor intenso também é baixo a moderado em todo o território catarinense.
Veja também
SC realiza 2º Simulado Estadual de Gestão de Desastres
Hemosc em alerta: O negativo e O positivo precisam de doadores
Na sexta-feira (20), o deslocamento da frente fria sobre o mar mantém o tempo instável. Temporais isolados com chuva pontualmente intensa podem ocorrer em todas as regiões, entre o início da tarde e o final da noite. O risco segue baixo a moderado para alagamentos pontuais, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
As temperaturas ao amanhecer na sexta oscilam entre 19°C e 22°C no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí, e entre 15°C e 18°C nos Planaltos, Meio-Oeste e áreas de serra. À tarde, o calor persiste, com máximas acima dos 30°C na maior parte do estado, podendo ultrapassar os 35°C no Oeste. O risco relacionado ao calor intenso permanece baixo a moderado.
No sábado (21), as condições típicas de verão voltam a predominar, especialmente entre os Planaltos e o Grande Oeste, com possibilidade de temporais isolados. No Litoral e regiões próximas, a circulação marítima mantém maior presença de nuvens e favorece chuva fraca e passageira.
Já no domingo (22), um sistema de baixa pressão que atua nos países vizinhos avança em direção a Santa Catarina. O fenômeno começa a influenciar o Grande Oeste e, gradualmente, se desloca para o Litoral nos dias seguintes, mantendo a possibilidade de temporais com chuva pontualmente intensa.



