A quinta-feira (29) será marcada por instabilidade e condições para temporais em Santa Catarina, em função da formação de um sistema de baixa pressão no interior do continente. O dia começa com maior variação de nebulosidade nas áreas entre os Planaltos, onde as temperaturas mínimas ficam entre 16°C e 18°C. Nas demais regiões catarinenses, os termômetros registram mínimas entre 20°C e 23°C.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Durante a tarde, as temperaturas sobem e as máximas se aproximam dos 32°C no Oeste e no Litoral, enquanto nas outras regiões ficam em torno dos 30°C. A partir do final da manhã, aumentam as condições para temporais com raios, rajadas de vento, chuva intensa em curtos períodos e eventual queda de granizo, especialmente nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul.
Ao longo do dia, essa instabilidade se espalha pelo restante do estado, elevando o risco de moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica.
Veja também
Ciclone se aproxima e pode atingir SC ainda esta semana
MEIs devem regularizar pendências até janeiro para voltar ao Simples
Na sexta-feira (30), o sistema de baixa pressão continua atuando, mas as instabilidades ficam mais concentradas na faixa leste de Santa Catarina. Os temporais devem ocorrer principalmente à tarde, atingindo os Planaltos, parte do Meio Oeste e todas as regiões litorâneas.
Com o predomínio do vento do quadrante sul/sudeste, as temperaturas ficam mais amenas, com mínimas entre 12°C e 20°C e máximas que não ultrapassam os 30°C. O risco para transtornos associados aos temporais é baixo a moderado.
No sábado (31) e no domingo (01/02), o tempo segue instável no estado. As manhãs começam com variação de nebulosidade e vento predominante de sul/sudeste. Já nas tardes, a instabilidade ganha força principalmente na porção centro-leste, favorecendo temporais com raios, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa e de curta duração. Nesses dias, o risco permanece baixo a moderado, com maior atenção para as áreas entre os Planaltos e o Litoral.



