Rio do Sul enfrenta a 4ª enchente apenas em 2024

Rio Itajaí-Açu passou dos 7 metros na madrugada e primeiras ruas começaram a alagar

A previsão se confirmou e Rio do Sul enfrenta a 4ª enchente apenas em 2024 nesta sexta-feira (12). Apesar disso, nenhuma casa foi atingida e a projeção indica que o Itajaí-Açu deve parar de subir nas próximas horas, já que a chuva dará uma ligeira trégua.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Rio do Sul já havia registrado outra enchente nesta semana, na segunda-feira (8), quando mais de 60 moradores recorreram a abrigos. Na manhã desta sexta havia 20 pessoas abrigadas.

Publicidade

Em 24 horas, choveu 72 milímetros na cidade, mostram dados da Defesa Civil do Estado. Isso contribuiu para que o nível do rio passasse dos 7 metros à meia-noite. No município, as primeiras vias começam a alagar quando a altura atinge os 7 metros.

Os maiores acumulados entre a manhã de quinta (11) e esta sexta ficaram concentrados no Alto Vale: Mirim Doce lidera a lista, com 76 milímetros. O volume em Vitor Meireles chegou a 75 milímetros.

Veja também

Chuva volumosa e frio persistem até domingo em SC

Rodovia SC-350 recebe melhorias no asfalto

Em Rio do Sul, até a publicação deste texto, o rio estava em 7,43 metros e havia duas vias inundadas: a Wenceslau Borini, na ligação entre os bairros Canta Galo e Canoas, na região da “ponte da Ximbica”, e a Pedro Avelino, na Barra do Trombudo.

A barragem de Taió está com todas as comportas fechadas e a de Ituporanga tem apenas uma aberta. Os reservatórios estão com a água pela metade (46% e 50% de ocupação, respectivamente).

A obra de dragagem do Itajaí-Açu, em Rio do Sul, precisou ser suspensa temporariamente por causa da elevação da água. O serviço é uma das ações necessárias para melhorar a fluidez do rio e amenizar cheias.

Cidade em alerta

A Defesa Civil de Rio do Sul vai se reunir nas próximas horas para atualizar as previsões do tempo para o final de semana e possíveis planos de evacuação de estruturas públicas em virtude de enchente.

No momento, a previsão permanece com a cota de inundação em 8 metros e a cota de atenção em 8,5 metros, porém há novas previsões de chuva para os próximos dias e este cálculo pode sofrer alterações.

Fonte:
NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Funcionário de escola é afastado em Caçador após denúncia

Uma denúncia de possível conduta inadequada envolvendo um funcionário...

Quarta-feira poderá ter o retorno da chuva em SC

Santa Catarina terá uma quarta-feira (26) marcada pela presença...

Capoeira para Todos promove cultura e cidadania em Caçador

O Projeto Capoeira para Todos, realizado em Caçador com...

Três locais de Videira terão interrupção no abastecimento nesta quarta

O abastecimento de água será interrompido nesta quarta-feira (26)...

ExpoVideira 2026 já ganha forma com montagem da estrutura na SERBRF

A ExpoVideira 2026, que acontece de 10 a 13...

Unoesc Videira celebra 30 anos como universidade e destaca legado na região

A Unoesc Videira celebrou, na noite desta segunda-feira, 30...

Artesã caçadorense cria miniaturas de feltro que retratam mais de 50 profissões

A criatividade e o trabalho manual se unem nas...