Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Santa Catarina inicia a semana com frio, vento intenso e alerta para o mar

São esperadas mínimas de 9 a 13 graus no Planalto Sul e de 13 a 20 graus nas demais regiões.

Após a passagem de uma frente fria, o tempo começa a apresentar mudanças significativas em Santa Catarina a partir desta segunda-feira, dia 19. Com a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, o clima tende a se estabilizar em grande parte do estado. No entanto, mesmo com a redução das instabilidades, ainda há condições para ocorrência de chuva fraca e isolada, especialmente em áreas próximas ao litoral, com baixo risco para transtornos associados.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O vento passa a soprar predominantemente do quadrante sul, fator que contribui diretamente para a queda nas temperaturas já nas primeiras horas do dia.

Publicidade

No amanhecer, os termômetros registram mínimas entre 9°C e 13°C no Planalto Sul, enquanto nas demais regiões catarinenses as temperaturas variam entre 13°C e 20°C.

Durante a tarde, apesar do sol aparecer entre nuvens, as máximas permanecem amenas e não ultrapassam os 28°C.

Um dos principais destaques do dia é a intensidade do vento sul, que pode apresentar rajadas entre 50 e 60 km/h. Esse cenário eleva o risco de ocorrências como destelhamentos, quedas de galhos e árvores, classificando o perigo entre moderado e alto em algumas áreas. Além disso, a condição do mar sofre impacto direto, com agitação em todo o litoral catarinense.

As ondas variam entre 2,5 e 3 metros, oferecendo risco moderado para a navegação e exigindo atenção redobrada de pescadores e praticantes de atividades marítimas.

Na terça-feira, dia 20, o tempo segue firme em todo o estado.

A presença do sistema de alta pressão mantém o céu com poucas nuvens e favorece apenas a circulação marítima, o que pode provocar chuvas fracas e pontuais no litoral, ainda com baixo risco de ocorrências.

As temperaturas seguem baixas no início do dia, especialmente nos Planaltos, no Grande Oeste e nas regiões serranas, onde os termômetros marcam entre 6°C e 10°C. Já no litoral, as mínimas variam entre 11°C e 17°C. À tarde, as máximas não passam dos 27°C.

O mar permanece agitado, principalmente no Litoral Norte, com ondas entre 2 e 3 metros no início do dia, perdendo força gradualmente ao longo das horas, mas ainda com risco moderado para navegação.

Quarta e quinta-feira

Para a quarta-feira, dia 21, e quinta-feira, dia 22, a tendência indica tempo firme em todas as regiões de Santa Catarina. A influência contínua da alta pressão, posicionada sobre o oceano, garante dias de sol, pouca nebulosidade e ausência de chuva. Com isso, as temperaturas voltam a subir gradualmente, proporcionando tardes mais quentes em todo o estado.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Defesa Civil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Gol capota e deixa motorista ferida em Santa Cecília

Um acidente com capotamento mobilizou equipes dos Bombeiros Militares...

Dia quente e risco de temporais isolados seguem na rotina de SC

A quinta-feira (05) será marcada por condições típicas de...

Servidores municipais cobram aumento real e levam reivindicações à Câmara

A sessão ordinária desta terça-feira (3), na Câmara Municipal...

Caminhão tomba e deixa trânsito em meia pista na SC-135

Motoristas que trafegam pela SC-135, no sentido Caçador a...

Mais Lidas da semana

Corpo é encontrado em avançado estado de decomposição no Rio do Peixe

Na manhã desta sexta-feira (27), o corpo de um...

Santa Catarina registra seis casos suspeitos de Mpox

Santa Catarina confirmou em 2026 seis casos suspeitos da...

Caçadorenses são chamados para testes da Seleção Catarinense de Handebol

Dez representantes de Caçador foram convocados para a seletiva...

Exumação do cão Orelha não confirma agressão e mistério continua

A perícia realizada no corpo do cão comunitário Orelha,...

Jovem de 18 anos sofre múltiplas fraturas em colisão frontal

Na noite deste domingo (1º), por volta das 20h50min,...

Outros Tópicos Interessantes