SC entra em alerta vermelho para deslizamentos com avanço da chuva

Defesa Civil mantém alerta para o Estado até quarta-feira; solo encharcado eleva os riscos

Santa Catarina permanece em alerta vermelho para temporais e risco elevado de deslizamentos, conforme informou a Defesa Civil nesta terça-feira (30). A condição segue válida até a madrugada de quarta-feira (31), último dia de 2025, e pode ser prorrogada conforme a evolução do cenário meteorológico.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com a previsão, a chuva forte retorna a partir da tarde desta terça-feira, impulsionada pela intensificação da circulação marítima. Os temporais devem atingir principalmente o Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, onde o risco é considerado muito alto para danos causados por alagamentos e enxurradas.

Publicidade

O cenário preocupa devido ao alto volume de chuva registrado na segunda-feira (29), que deixou o solo saturado em diversas regiões do estado. Segundo a Defesa Civil, a combinação entre novas precipitações intensas e o solo encharcado aumenta significativamente o risco de deslizamentos, já que não houve tempo suficiente para a estabilização do terreno.

O alerta é válido até as 4h de quarta-feira (31), mas mesmo após o término do aviso, a previsão indica chance de chuva durante a virada do ano em Santa Catarina.

Recomendações da Defesa Civil

Diante do alerta vermelho, a Defesa Civil orienta a população a adotar medidas de segurança:

Durante os temporais, buscar abrigo em local seguro, longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados;

Em caso de ventos fortes, evitar transitar ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia;

Em situações de chuva intensa com alagamentos, jamais atravessar ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.

A recomendação é que moradores acompanhem os avisos oficiais e acionem o 193 ou 199 em caso de emergência.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Exportações de Videira crescem 33,8% e Japão lidera compras do município

Videira segue fortalecendo sua presença no mercado internacional. Entre...

Sobrevivente relata tragédia que matou dois operários em Caçador

A tragédia registrada na tarde da quarta-feira (1º) em...
00:18:25

Aumento nos casos de bronquiolite preocupa pediatras

O aumento dos casos de bronquiolite em Caçador tem...

Judocas de Videira conquistam sete medalhas no Estadual dos JESC e garantem vaga para fase nacional

A Associação Videirense de Judô voltou a se destacar...

Circuito Fiesc reforça conexão com sindicatos e indústrias

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina...

Feminicídio em Matos Costa mobiliza polícia

A noite de quinta-feira, dia 2 de julho de...