Santa Catarina se prepara para um trimestre variado em clima, conforme a previsão da Defesa Civil. Entre setembro e novembro, o estado enfrentará frio tardio, com formação de geada na primavera, e chuvas dentro da média histórica.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Em setembro, as chuvas devem manter-se próximas da média histórica. No entanto, o Oeste e partes altas do Norte podem registrar volumes abaixo do esperado. Portanto, algumas regiões podem experimentar menor quantidade de precipitação.
Outubro trará chuvas próximas à média no Oeste. No restante do estado, especialmente na Serra e no Sul, o acumulado pode ser maior. Assim, espera-se uma variação significativa nas condições meteorológicas.
Veja também
Setembro com bandeira vermelha e conta de luz de luz mais cara
Fumaça das queimadas já afeta 10 estados, inclusive SC
Em novembro, o volume de chuva deve alinhar-se com a média histórica em todas as regiões. A previsão para o mês indica uma estabilidade no padrão de precipitação.
Além disso, a Defesa Civil alerta para a possibilidade de temporais, com raios, rajadas de vento e granizo. Eventos extremos, como enxurradas e inundações, podem ocorrer, principalmente em setembro e outubro.
O trimestre também será marcado por temperaturas acima da média histórica. No entanto, a primavera pode trazer episódios de frio intenso e geada. A Defesa Civil recomenda cuidados com o frio intenso e alagamentos.
Durante o frio, mantenha-se agasalhado e protegido. Em casos de alagamentos, evite contato com a água e não dirija em áreas alagadas. Além disso, durante temporais, busque abrigo seguro longe de objetos que possam ser arremessados.