A semana será marcada por calor intenso, instabilidade e risco de temporais em Santa Catarina, segundo a previsão meteorológica. A combinação entre circulação marítima, calor e a aproximação de uma frente fria mantém o estado em alerta para chuva intensa, ventos fortes e possíveis danos em diversas regiões.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Na segunda-feira (09), o dia começa com chuvas persistentes de moderada intensidade no Litoral, que se estendem até o final da manhã devido à circulação marítima. Entre os Planaltos e o Litoral, o tempo permanece com variação de nuvens e condições para temporais isolados e chuva pontualmente intensa entre a tarde e a noite. O risco é moderado para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, além de alagamentos.
As temperaturas seguem elevadas, com calor intenso predominando no Oeste catarinense, onde as máximas variam entre 30°C e 34°C, com risco moderado associado ao calor. Nas demais regiões, as máximas ficam entre 26°C e 30°C, enquanto áreas mais elevadas não ultrapassam os 25°C.
Veja também
Carnaval é feriado no Brasil? Saiba o que diz a lei e como funcionam bancos e empresas
Castelo de pedras construído por pai e filho encanta cidade de SC
Na terça-feira (10), a circulação marítima continua atuando no transporte de umidade e, associada ao calor, provoca chuvas de fraca a moderada intensidade entre a tarde e a noite, especialmente entre os Planaltos e o Litoral. O risco é baixo e pontualmente moderado para alagamentos, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
O calor intenso persiste, principalmente no Extremo Oeste e Oeste, com máximas entre 30°C e 35°C e risco moderado. Nas demais regiões, as temperaturas variam entre 26°C e 30°C, ficando abaixo dos 25°C nas áreas mais altas.
Na quarta-feira (11), o calor intenso permanece, sobretudo na metade oeste do estado, onde as temperaturas podem atingir 35°C, mantendo risco moderado relacionado ao calor. Em todas as regiões, o céu apresenta variação de nuvens e, durante a tarde, não se descartam pancadas isoladas de chuva, devido ao calor e à disponibilidade de umidade. O risco associado a ocorrências meteorológicas é baixo.
Já na quinta-feira (12), o calor intenso continua, cenário típico de pré-frontal, antecedendo a passagem de uma frente fria. As maiores temperaturas seguem concentradas na metade oeste de Santa Catarina. Com a combinação de calor e umidade, pancadas de chuva e temporais isolados podem ocorrer entre a tarde e a noite.
Na sexta-feira (13), uma frente fria no mar se aproxima do estado, deixando o tempo instável em todas as regiões e favorecendo a formação de temporais com chuva intensa. O calor diminui na metade oeste, com temperaturas não ultrapassando os 30°C nesse setor do estado.




