Cidades da Serra de Santa Catarina registraram, na manhã deste sábado (9), a terceira ocorrência de neve em 2025. O fenômeno, causado pela combinação de umidade e a chegada de uma massa de ar frio de origem polar, transformou a paisagem e encantou moradores e turistas em São Joaquim e Bom Jardim da Serra.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Vídeos feitos na região mostram os flocos caindo de forma mais intensa por volta das 9h, especialmente no centro de São Joaquim e no distrito do Cruzeiro, a cerca de 1.500 metros de altitude. Em Urupema, a mínima chegou a -2°C.
Segundo a Defesa Civil, ainda havia possibilidade de novos registros ao longo da manhã deste sábado nos pontos mais altos da Serra, embora a tendência seja de diminuição ao longo do dia. Em áreas mais baixas, a precipitação ocorreu na forma de chuva congelada.
Previsão para o domingo
O frio intenso continua em todo o estado no domingo (10), mas sem previsão de nova neve. As mínimas devem ficar abaixo de 5°C na maior parte de Santa Catarina e atingir valores negativos entre o Meio-Oeste e os Planaltos. Há condições para geada ampla, especialmente nas regiões mais elevadas.
Veja também
Casal namora à beira de penhasco, carro balança, despenca e os dois morrem
Três cidades de SC aparecem no ranking nacional com mais cervejarias
À tarde, as temperaturas variam entre 10°C e 15°C na maior parte do estado e podem chegar a 20°C no Litoral. O mar segue agitado, com ondas de 2,5 a 3 metros, reduzindo no final do dia.
Segunda-feira e próximos dias
Na segunda-feira (11), o amanhecer será novamente gelado, com geada e temperaturas negativas nas áreas mais altas. À tarde, as máximas chegam a 20°C na maior parte das regiões, mas não passam de 15°C na Serra.
A partir de terça-feira (12), o frio começa a perder força, embora as madrugadas sigam frias, com mínimas próximas de 0°C nas áreas altas.