Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Serra do Rio do Rastro recebe meia tonelada de sal para evitar congelamento na pista

Para quem vai viajar pela região, é importante redobrar a atenção, dirigir devagar e seguir as orientações das autoridades

Na noite de quinta-feira (29), a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) espalhou meia tonelada de sal na SC-390, na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. A medida visa prevenir acidentes causados por derrapagens em razão da geada prevista.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A região da serra, conhecida por suas subidas íngremes e curvas fechadas, costuma registrar temperaturas negativas, aumentando o risco de formação de gelo na pista.

Publicidade

O uso de sal em estradas é uma prática comum em países com clima frio. O sal, composto principalmente por cloreto de sódio (NaCl), reduz o ponto de congelamento da água, evitando que a umidade sobre a pista congele e torne a superfície escorregadia.

Esse fenômeno é conhecido como “depressão do ponto de congelamento”, que ocorre quando o sal interfere na formação dos cristais de gelo, dificultando sua formação e permitindo que a água permaneça líquida a temperaturas abaixo de 0°C .

Veja também

Mais de 320 mil catarinenses ainda não declararam o Imposto de Renda

Governo de SC sanciona aumento para mais de 20 mil servidores da Saúde

Além do sal, a PMRv também utiliza outros métodos para garantir a segurança dos motoristas, como o uso de areia para aumentar a aderência dos pneus e a interdição temporária da estrada em casos de neve intensa.

Na manhã de quinta-feira, a forte neve na região causou a interdição da estrada por cerca de uma hora, visando a segurança dos usuários .

Motoristas que planejam transitar pela Serra do Rio do Rastro devem estar atentos às condições climáticas e às orientações das autoridades.

É recomendado o uso de pneus adequados para neve e gelo, além de dirigir com cautela, mantendo distância segura dos veículos à frente e reduzindo a velocidade.

Em caso de condições adversas, é aconselhável adiar a viagem ou buscar rotas alternativas.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Três catarinenses faturam quase R$ 30 mil na quina da Mega-Sena

Três moradores de Santa Catarina ficaram muito próximos de...

Criança de 4 anos morre após colisão violenta na SC-154 no Oeste de SC

Um grave acidente de trânsito registrado na tarde desta...

Motociclista fica ferido após bater de frente com carro na SC-135

Um acidente de trânsito mobilizou equipes de resgate na...

Ex-combatente da guerra da Ucrânia morre em acidente de parapente em SC

Um grave acidente de parapente resultou na morte do...

Mais Lidas da semana

Caçadorense busca ajuda para cirurgia urgente contra câncer

O caçadorense Luiz Antônio de Córdova, de 40 anos,...

Caminhão de cerveja cai em ribanceira e 15 pessoas são presas por saque

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

Homem pula da Ponte do Castelhano e é salvo pela PM

A Polícia Militar salvou a vida de uma pessoa...

STF reconhece direito à liberdade provisória para Claudia Tavares

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que Claudia Fernanda...

Master Agroindustrial conquista certificação internacional IFS Food

A Master Agroindustrial S/A alcançou, nesta sexta-feira (09), uma...

Outros Tópicos Interessantes