Sexta-feira terá temporais, vento forte e queda nas temperaturas

Os ventos seguem intensos durante toda a sexta-feira, com rajadas entre 50 e 75 km/h em diversas regiões do estado

A passagem de uma frente fria deixa o tempo instável em todas as regiões de Santa Catarina nesta sexta-feira (08). A previsão indica condição para chuva e temporais bastante isolados ao longo do dia, principalmente entre a madrugada e a manhã e novamente à noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas, como destelhamentos, danos na rede elétrica e transtornos causados pela chuva.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os ventos seguem intensos durante toda a sexta-feira, com rajadas entre 50 e 75 km/h em diversas regiões do estado. Além disso, o avanço de uma massa de ar frio provoca queda nas temperaturas ao longo do dia, com os menores valores sendo registrados no período da noite.

Publicidade

Durante a tarde, as temperaturas devem variar entre 10°C e 15°C no Grande Oeste e no Planalto Sul, enquanto áreas do Litoral podem registrar marcas próximas dos 25°C e 27°C. Já no fim da noite, os termômetros ficam abaixo dos 10°C em grande parte do Grande Oeste e do Planalto Sul, com temperaturas próximas dos 5°C nas áreas serranas. O risco para ocorrências relacionadas ao frio é considerado baixo a moderado.

No sábado (09), a frente fria passa a atuar de forma estacionária sobre Santa Catarina, mantendo a condição para chuva persistente e volumosa em diversas regiões. Os maiores acumulados devem ocorrer entre o Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, onde há risco moderado a alto para alagamentos e enxurradas.

A chuva, combinada com o ingresso de ar frio, aumenta a sensação de frio em todo o estado. As temperaturas no amanhecer variam entre 4°C e 9°C em boa parte de Santa Catarina, enquanto no Litoral e no Médio e Baixo Vale do Itajaí os termômetros ficam entre 10°C e 15°C. Durante a tarde, as máximas variam entre 10°C e 17°C na maioria das regiões, com temperaturas mais elevadas apenas no Litoral Sul.

No domingo (10), a chuva ainda persiste no nordeste catarinense durante o início do dia devido ao lento deslocamento da frente fria. Porém, ao longo da manhã, a chegada de uma massa de ar mais seco e frio favorece a melhora do tempo e o retorno das condições estáveis em todas as regiões.

Já na segunda-feira (11), o sistema de alta pressão mantém o tempo firme em Santa Catarina. As temperaturas continuam em declínio e há condições para formação de geada em grande parte do estado, especialmente nas áreas do Oeste, Meio-Oeste e regiões serranas. Apenas áreas do Litoral e do Vale do Itajaí devem ficar fora da condição para o fenômeno.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Defesa Civil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Conhecimento salva vidas, alertam Bombeiros

O salvamento da vida de uma criança vítima de...

Frente fria traz temporais e derruba temperaturas em SC

Os catarinenses devem se preparar para uma mudança significativa...

Nova lei em Caçador regulamenta bicicletas elétricas, patinetes e ciclomotores

A Prefeitura de Caçador publicou a Lei nº 3.977/2026,...

Servidores ganham novos benefícios em Videira

A Prefeitura de Videira firmou um acordo de cooperação...

Defesa Civil se prepara para o El Niño em Videira

A Defesa Civil de Videira já iniciou uma série...

Frio aumenta risco de incêndios; Bombeiros orientam sobre cuidados em casa

Com a chegada do frio no Meio-Oeste de Santa...