Rádios RBV

Menu

Sul do Brasil terá agosto com temperaturas baixas e muita chuva

Massas de ar frio devem provocar episódios de geada, principalmente nas áreas serranas, com impacto direto nas atividades do campo

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Globo Rural

Em agosto de 2025, o destaque do tempo será temperatura acima da média e chuva próxima do normal na maior parte do Brasil, informa o Inmet. A maior precipitação ocorrerá no Norte, Nordeste e Sul, mas Roraima e Pará podem registrar volumes menores.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Essa combinação favorece reduzir as queimadas, especialmente na Amazônia e no Cerrado. Diferente de 2024, agora “choveu relativamente bem nas porções mais sensíveis a esse cenário e também entrou o frio”, destaca Alexandre Nascimento da Nottus Meteorologia.

Agosto será frio ou calor?

De forma geral, as temperaturas ficarão acima da média. Contudo, massas de ar frio circulam neste inverno no Sul. A Serra pode registrar geadas.

Nascimento afirma: “Será intenso no Sul, claro, mas também, eventualmente, no Sudeste, Mato Grosso do Sul e até mesmo no sul da Amazônia”.

Como será o clima em cada região?

Sul – Chuvas tendem à média, com menos volume no norte do Paraná e até 50 mm acima no noroeste do Rio Grande do Sul. A temperatura pode ficar até 1 °C acima do normal.

Sudeste – Minas e Espírito Santo devem registrar chuva acima da média. Temperaturas variam entre 20 °C e 26 °C, e estarão acima do esperado, menos no nordeste da região.

Centro‑Oeste – Umidade pode variar entre seca e excesso. A chuva aumenta no centro‑sul do Mato Grosso do Sul. O calor fica acima da média, especialmente no noroeste de Mato Grosso e centro‑oeste sul‑mato‑grossense.

Norte – Amazonas e Roraima podem ter até 50 mm a mais de chuva. O Pará, por sua vez, deverá registrar temperaturas até 2 °C acima do normal.

Nordeste – A chuva será expressiva no litoral da Bahia, Pernambuco e agreste. Todas as unidades terão temperaturas acima da média climatológica.

Qual impacto para a agricultura?

Para o Nordeste, as chuvas litorâneas favorecem feijão e milho. Na região Norte, áreas agrícolas podem enfrentar falta de água.

No Sudeste e Centro‑Oeste, a chuva beneficia milho, algodão, café e cana‑de‑açúcar. Por outro lado, no Sul, o excesso pode dificultar o plantio de trigo, aveia, canola, centeio e cevada.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Rua do Lazer anima o Multiparque em Caçador neste sábado

A Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de...

Publicação Legal – Prefeitura de Tangará – Aviso de Retificação – Pregão Eletrônico n. 38/2025

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de RetificaçãoProcesso...

Casal namora à beira de penhasco, carro balança, despenca e os dois morrem

Um trágico acidente vitimou um casal na cidade de...

Morre Arlindo Cruz, ícone do samba, aos 66 anos

O cantor, compositor e multi-instrumentista Arlindo Cruz, um dos...

Comércio de Caçador abre até às 16h neste sábado

O Dia dos Pais é comemorado neste domingo, 10...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina pode ter temporais e queda nas temperaturas

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

VÍDEO: Objeto estranho com luzes é visto no céu de Rio das Antas

Um morador do interior de Rio das Antas teve...

Corpo de mulher desaparecida é encontrado em Caçador

A Polícia Civil de Caçador confirmou na tarde desta...

Prefeituras emitem notas de pesar pela morte de Celestino Nadal

As prefeituras de Videira e Iomerê emitiram notas oficiais...

Criança atropelada em Santa Cecília não resistiu e morreu no hospital

Uma menina de 8 anos morreu no hospital após...

Outros Tópicos Interessantes