A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para temporais com chuva intensa e volumosa entre a tarde desta sexta-feira (13) e o domingo (15) em todas as regiões do estado.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Entre a tarde de sexta-feira (13) e a madrugada de sábado (14), a combinação de calor, umidade e instabilidades aumenta as condições para temporais com chuva intensa em todas as regiões de Santa Catarina. Os temporais são localizados, típicos do verão, mas podem ocorrer de forma mais generalizada (áreas em vermelho) ou mais pontual (áreas em amarelo), dependendo da região.
Nas áreas classificadas em vermelho, o risco é muito alto para alagamentos e enxurradas. Já nas áreas em laranja, o risco é alto, enquanto nas áreas em amarelo é moderado. Além da chuva intensa, há possibilidade de vendavais e queda de granizo de forma pontual, com risco moderado para ocorrências associadas em todo o estado.
Veja também
‘Bolha de calor’ pode levar SC aos 40°C no Carnaval
Anvisa muda as normas para compra de medicamentos controlados
Na tarde de sábado (14), a instabilidade volta a ganhar força, especialmente no interior catarinense — Grande Oeste e Planaltos. Nestas regiões, os temporais seguem ocorrendo de maneira localizada, mas com risco moderado para alagamentos, além de eventuais destelhamentos e queda de galhos de árvores.
Entre a noite de sábado e a madrugada de domingo (15), a atenção se volta para cidades da Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul, onde a chuva pode ocorrer de forma persistente e intensa. Nestas áreas, o risco é considerado alto a muito alto para alagamentos e enxurradas. Também há possibilidade de deslizamentos, a depender dos volumes registrados, que podem atingir cerca de 150 milímetros, com pontos superando esse acumulado.
A intensidade e a persistência da chuva nesse período dependem da posição em que um sistema de baixa pressão deve se formar sobre o mar, o que pode alterar as áreas com previsão de maiores volumes.
A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar os avisos e atualizações nos canais oficiais e orienta a população a adotar medidas de segurança:
Durante os temporais, buscar abrigo em local seguro, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
Em caso de ventos fortes, evitar transitar ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia.
Em situações de chuva intensa com alagamentos, jamais atravessar ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.

