Santa Catarina deve enfrentar temporais com chuva pontualmente intensa entre a sexta-feira (9) e a madrugada de domingo (11). A sexta começa com tempo estável e temperaturas em elevação ao longo do dia, mas a instabilidade retorna a partir da tarde em todo o estado.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Entre a tarde e a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado (10), há condições para temporais isolados, com risco moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica, além de alagamentos e enxurradas pontuais em todas as regiões catarinenses.
Essas condições meteorológicas são provocadas pelo processo de formação de um ciclone extratropical afastado de Santa Catarina, entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. O sistema atua perturbando a atmosfera e intensificando as chuvas no estado.
Veja também
Arroio Trinta publica edital para pavimentação até Treze Tílias
Prefeitura de Pinheiro Preto abre Processo Seletivo Simplificado 2026
No decorrer do sábado (10), o ciclone se desloca em direção ao oceano, mas ainda mantém a instabilidade. Em todo o território catarinense, seguem as condições para temporais entre a tarde e a noite, com risco moderado a alto para ocorrências associadas a ventos fortes e granizo, como destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica, além de chuva pontualmente intensa, capaz de provocar alagamentos e enxurradas.
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC/SC) reforça a importância de acompanhar as atualizações e alertas emitidos nos próximos dias pelos canais oficiais.
Recomendações da Defesa Civil
Durante os temporais, busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
Em caso de ventos fortes, evite transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
Em situações de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.

