Rádios RBV

Menu

Temporal causa destruição no município de Rio das Antas

O rastro de destruição atingiu localidades como Linha Glória, Rio Preto e Rio Tigre após chover mais de 100 mm em poucas horas

Fonte:
Portal RBV

Pontes e partes de casas arrancadas pela força da água, propriedades e construções inundadas, máquinas e equipamentos agrícolas danificados, pomares e plantações destruídos, estradas danificadas após virarem rios e diversos outros estragos foram causados por um forte temporal que atingiu o município de Rio das Antas, no Meio-Oeste catarinense, na tarde e noite desta segunda-feira (04). As localidades mais atingidas são Linha Glória, Rio Preto e Rio Tigre, onde algumas famílias ficaram desabrigadas.

A região central da cidade também foi afetada e até ruas foram interditadas após a enxurrada alagar vários pontos. A rua Lontras, que dá acesso a comunidades do interior, foi totalmente interditada pela Defesa Civil, por volta das 21 horas.

O rastro de destruição foi causado por uma forte enxurrada após chover mais de 100 mm em menos de 12 horas, de acordo com dados da Epagri/Ciram. A chuva caiu durante grande parte do dia, mas foi no início da noite que o maior volume de precipitação caiu em pouco tempo causando grande destruição.

- Publicidade -

Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Prefeitura estão atuando para auxiliar moradores atingidos. A Defesa Civil informou que em um primeiro momento, as equipes estão prestando socorro à população mais atingida. Em seguida, o trabalho estará focado na recuperação dos locais atingidos, de acordo com a Prefeitura, e posteriormente serão contabilizados os estragos.

Em decorrência da chuva e da destruição causada, o transporte escolar foi suspenso nesta terça-feira (05) para a segurança dos alunos. Todavia, as escolas estarão abertas para receber e acolher os estudantes.

Rio das Antas enfrenta o oitavo episódio de destruição em três anos

Os secretários municipais estão à campo, coordenados pelo prefeito João Carlos Munaretto, e pelo vice-prefeito Selmir Bodanese, em apoio às ações da Defesa Civil e dos Bombeiros. Bodanese disse que esse é o oitavo episódio de destruição e prejuízos causado por chuvas e vendavais que os rioantenses enfrentam nos últimos três anos. O vice-prefeito se solidarizou com as famílias atingidas e disse que a Administração Municipal está trabalhando para auxiliar a comunidade a enfrentar esse momento difícil.

A Administração Municipal pede o apoio da população para que auxilie os servidores dentro de suas possibilidades, pois a situação enfrentada pelo município é crítica devido a extensão dos problemas. Há menos de uma semana um tornado deixou um rastro de destruição em comunidades como São Luís e Salto Rio das Pedras. Além disso, a rodovia SC-135 que atravessa o município permanece interditada na localidade de Gramado após um trecho do asfalto cair por conta de um enxurrada.

Uma importante rota de desvio da SC-135, recém recuperada, também voltou a ficar bloqueada nesta segunda-feira (04) após o nível do Rio do Peixe subir e alagar trechos da Linha XV de Novembro, entre Ipoméia e Gramado.

Por conta dos estragos causados pelas condições climáticas, servidores das secretarias de Obras e Agricultura trabalham dia e noite na recuperação e cascalhamento de estradas, desobstrução de bueiros para dar condições de tráfego. Entretanto, por conta deste novo episódio de destruição causado pelo temporal, os trabalhos foram parcialmente interrompidos para auxiliar a população atingida, fornecendo apoio nas estradas e também lonas plásticas para minimizar os danos.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Jurada passa mal e julgamento é suspenso em Tangará

O júri popular dos acusados de matar o policial...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com chuva no Litoral e tempo firme no Oeste

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Proposta de proibição de fogos de artifício barulhentos avança na ALESC

Na terça-feira (28) a Comissão de Constituição e Justiça...

Caminhoneiro com 600 caixas de vinho ilegal é preso em Calmon

Na noite de segunda-feira (28) a Polícia Militar Rodoviária...

Mais Lidas da semana

Empresário de Fraiburgo, Cristiano Augusto Weber, morre aos 30 anos

Cristiano Augusto Weber, de 30 anos, foi encontrado por...

Em clima de tensão começa o julgamento pela morte de policial em Tangará

O julgamento dos oito acusados pela morte do policial...

Mulher é morta a facadas na frente dos filhos no Oeste de SC

Uma mulher de 29 anos foi assassinada a facadas...

Avião que saiu de Florianópolis cai no interior de São Paulo

Um avião de pequeno porte, pertencente à empresa Abaeté,...

Menino Arthur é sepultado em Videira

Foi sepultado na manhã desta quinta-feira (24) o menino...

Outros Tópicos Interessantes