Temporal provoca desabamento em empresa e afeta mais 50 casas em Videira

Força dos ventos derrubou parte do telhado na área dos depósitos e estacionamento da Videplast

Um forte temporal atingiu Videira na noite desta sexta-feira, 29, e provocou diversos estragos no município. Uma das ocorrências que mais chamou a atenção foi o desabamento de parte de uma estrutura da empresa Videplast, localizada às margens da SC-135, na região de Santa Lúcia. A força dos ventos derrubou parte do telhado na área dos depósitos e estacionamentos de caminhões, causando destruição significativa no local.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Imagens das câmeras de segurança de um posto de combustíveis próximo à rodovia mostram a intensidade dos ventos que antecederam o desabamento. A empresa foi a estrutura mais afetada entre todas as ocorrências registradas.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Rádio Videira FM 88.5 (@radio_videira)

Publicidade

Mais de 50 residências atingidas

Além do colapso estrutural, o temporal provocou estragos em vários bairros. De acordo com a Defesa Civil Municipal, coordenada por Luiz Fernando Gardini, houve danos no Quartel, Vila Verde, Campo Experimental, Santa Lúcia, São Francisco, Vinhedo e novamente Santa Lúcia, apontado como o local com maior impacto.

Gardini informou que o órgão realizou entrega de lonas durante toda a noite e destacou a dimensão dos estragos “Ainda não concluímos o levantamento total, mas podemos dizer que mais de 50 residências foram afetadas. Atendemos rapidamente todas as ocorrências emergenciais e batemos um novo recorde: em cerca de uma hora e meia conseguimos desmobilizar o gabinete de crise”, afirmou.

Sem aviso prévio de evento extremo

O temporal pegou muitos moradores de surpresa, já que não havia comunicado da Defesa Civil estadual alertando para risco de fenômenos climáticos severos no Meio-Oeste catarinense. Mesmo assim, a Defesa Civil de Videira e os demais órgãos competentes atuaram imediatamente no atendimento às ocorrências.

Em entrevista na manhã deste sábado ao radialista Marcondes Serafini da Rádio Vitória, o coordenador da Defesa Civil de Videira, Luiz Fernando Gardini, detalhou os principais pontos referentes a situação climática vivenciada na noite de ontem na cidade.

Em entrevista na manhã deste sábado, Gardini disse que existe a possibilidade, embora sem confirmação oficial ainda, da ocorrência de uma microexplosão na região dos bairros Vila Verde, Santa Lúcia e Campo Experimental.

Uma microexplosão é um fenômeno meteorológico severo caracterizado por uma forte corrente de ar descendente que, ao atingir o solo, se espalha horizontalmente em alta velocidade. Esse vento intenso, também chamado de downburst, pode causar danos semelhantes aos de um tornado, como queda de árvores, destelhamentos e alagamentos, ao soprar de forma radial a partir de um ponto central.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Rádio Videira FM 88.5 (@radio_videira)

Monitoramento continua

Apesar dos danos expressivos, não há registro de feridos. As equipes seguem realizando vistorias e avaliando os impactos em todas as regiões atingidas.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Passageiro morre após peça de caminhão atingir ônibus

Um grave acidente registrado na BR-277, no km 395,...

Lançado programa de apoio a famílias de pessoas com TEA em Caçador

No dia 9 de abril, foi lançado oficialmente o...

Delegada orienta motoristas de app sobre prevenção em corridas

A segurança de mulheres motoristas de aplicativo voltou a...

Videira conquista duas medalhas no Campeonato Catarinense de Karatê

Videira teve destaque na 1ª etapa do Campeonato Catarinense...

Colisão causa congestionamento em Caçador

Uma colisão entre um carro e um ônibus foi...

Master Agroindustrial amplia atuação global e compra 38% da chilena Coexca

A Master Agroindustrial S.A., empresa brasileira do setor de...

Cachorro amarrado em cobertor é encontrado em rio de Caçador

Os Bombeiros Voluntários de Caçador foram acionados para atender...

Dólar abre em baixa e segue abaixo de R$ 5 pela primeira vez em dois anos

O dólar iniciou a terça-feira (14) em queda no...