Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Veja a previsão do tempo para julho e prepare-se para o mês mais frio do ano

Além disso, julho é conhecido pelo clima seco em grande parte do país, com chuvas concentradas no Sul e litoral leste do Nordeste

Julho, reconhecido como o mês mais frio do ano, começa nesta terça-feira com o inverno em plena atividade e temperaturas muito baixas — inclusive negativas — especialmente no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A chegada de uma forte massa de ar polar sobre o centro-sul do Brasil provocará a queda brusca dos termômetros já no primeiro dia do mês. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região Sul será a mais afetada por essa onda de frio.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Contudo o meteorologista Celso Luis de Oliveira Filho, da Safira Energia, explica que “talvez não tenhamos tantas ondas de frio assim”.

Publicidade

Ele destaca que as simulações indicam que a primeira quinzena poderá apresentar temperaturas acima do normal, e eventuais quedas mais severas ocorreriam apenas no final do mês.

O especialista também ressalta que o frio intenso deve atingir principalmente as regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste.

Já o Norte e Nordeste, por estarem próximos à Linha do Equador, dificilmente sentem o impacto das massas polares devido à extensão territorial do país, que ultrapassa 8,5 milhões de quilômetros quadrados.

Além das temperaturas baixas, julho é conhecido por episódios de geada, nevoeiro e, em algumas áreas, até neve.

Clima seco

O clima seco predomina em quatro das cinco regiões brasileiras, principalmente no Sudeste, Centro-Oeste, parte do Norte e interior do Nordeste. As chuvas mais significativas se concentram no Sul, litoral leste do Nordeste e norte da região Norte.

Quanto ao dia mais frio do ano, apesar dos avanços tecnológicos, não há previsão exata para 2025.

O meteorologista Willians Bini explica que “não existe uma data específica” para isso, mas que, normalmente, as temperaturas mais baixas ocorrem em julho ou no começo de agosto, auge do inverno.

Frio intenso

Até agora, o recorde de frio de 2025 foi registrado em 24 de junho, na cidade catarinense de Urupema, conhecida como a “Capital Nacional do Frio”.

O termômetro marcou impressionantes -8,16ºC, com sensação térmica de -31°C, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Globo Rural

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Torcedor do Brusque faz gesto de avião caindo em jogo contra a Chape

Um episódio lamentável marcou a semifinal do Campeonato Catarinense...

Morre Badeco, ícone do vôlei catarinense

O voleibol catarinense perdeu uma de suas maiores referências....

Terça-feira de carnaval terá temporais e calor acima dos 35°C

A terça-feira (17) de carnaval será marcada por condições...

Rita Martini, voz das rádios de Caçador, é homenageada pelo Dia do Repórter

Nesta segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026, o trabalho...

Matos Costa investe R$ 504 mil em saneamento e escolas

A administração municipal de Matos Costa oficializou a assinatura...

Mais Lidas da semana

Homem é hospitalizado após briga no centro de Caçador

Uma briga envolvendo dois homens terminou com um dos...

Catarinense será a primeira técnica do Mirassol feminino

Nesta segunda-feira (9), o Mirassol Futebol Clube, do interior...

Morre Pedro Rodrigues Alves, proprietário da Funerária Rodrigues Alves, aos 54 anos em Videira

A cidade de Videira (SC) amanheceu consternada com a...

Hospital Maice promove bazar com produtos da Receita Federal

O Hospital Maice promove no dia 7 de março,...

Inadimplência em Videira cresce e preocupa comerciantes

A inadimplência em Videira apresenta crescimento preocupante, segundo o...

Outros Tópicos Interessantes