Casas atingidas, imóveis destruídos, árvores arrancadas. Foram momentos assustadores aqueles vividos por moradores da comunidade de Linha Canhada Funda, no interior de Herval d’Oeste, no Meio-Oeste catarinense, na manhã desta terça-feira, dia 11. A localidade foi atingida por um temporal que deixou rastros de destruição.
Chuva, granizo e ventania muito forte foram registrados por volta das 07 horas, o pior momento da chuvarada que atinge todo a região desta esta segunda-feira, e que deve continuar até, pelo menos quinta ou sexta-feira em todo o Estado, inclusive gerando alerta de órgãos de monitoramento, como a Defesa Civil, Inmet e Epagri/Ciram.
No interior de Herval, o principal dano foi a destruição do pavilhão da comunidade de Canhada Funda. As imagens mostram que toda a estrutura não resistiu aos fortes ventos e ruiu. Algumas casas foram atingidas por árvores ou destelhadas. Plantações de pinheiro e até o pasto para alimentar os animais foram danificados.
A reportagem do Portal Eder Luiz esteve no local acompanhando de perto os prejuízos sentidos pela comunidade. Um dos moradores conversou com o jornalista Eder Luiz e relatou os momentos de apreensão, revelando que tudo foi muito rápido, mas o bastante para deixar grandes danos, algo que ele nunca viu na vida.
“[O granizo]Tá no chão tudo amontoado ainda. Foi uma tristeza. Dois minutos de granizo e vento. [Veio] Do nada. Eu estava no porão da casa velha, ia tratar os bichinhos, umas sete horas, quando aconteceu. Na minha vida, estou com 59 anos, nunca vi uma coisa igual”, disse Hugo Sartori.