A quarta-feira (10) será marcada por condições severas do tempo em Santa Catarina. O Ciclone Extratropical se aprofunda sobre o mar próximo à costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai, intensificando os ventos do quadrante oeste em praticamente todas as regiões.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
As rajadas devem variar entre 70 e 90 km/h do Meio-Oeste ao Litoral, podendo atingir 100 km/h ou mais nas áreas serranas próximas ao Litoral.
O risco vai de moderado no Oeste a alto e pontualmente muito alto no centro e leste do estado, especialmente para ocorrências como destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de galhos e árvores.
Veja também
Inmet reduz alertas, mas 228 cidades de SC continuam em risco para ciclone
“Projeto de duplicação da BR 282 fica pronto em 2026”, informa Cobalchini
A chuva diminui ao longo do dia, mas ainda ocorre em forma de pancadas e temporais isolados, sobretudo nas regiões próximas ao Rio Grande do Sul, incluindo Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. O risco para alagamentos e enxurradas pontuais é baixo a moderado.
No Litoral Sul, o mar fica agitado a partir do fim da tarde, e as temperaturas seguem elevadas, com marcas próximas dos 30°C, principalmente no Litoral.
Na quinta-feira (11), o ciclone se afasta para alto mar, mas ainda provoca rajadas entre 55 e 75 km/h, com picos maiores entre o Meio-Oeste e o Litoral. O mar fica bastante agitado, com ressaca e ondas de sul entre 2,5 e 3,5 metros, atingindo picos acima de 4 metros em alto mar — risco moderado a alto para ocorrências ligadas à agitação marítima.
A umidade associada ao sistema mantém maior nebulosidade e chuvas fracas rápidas no início do dia entre Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, sem risco significativo. As temperaturas ao amanhecer variam de 8°C a 14°C nos Planaltos e Meio-Oeste e entre 18°C e 22°C no Litoral, voltando a se aproximar dos 30°C à tarde.
Entre sexta-feira (12) e sábado (13), uma nova área de baixa pressão volta a desestabilizar a atmosfera em Santa Catarina, com retorno dos temporais em todas as regiões. A condição será mais intensa nas áreas próximas ao Paraná, onde há maior possibilidade de chuva forte e temporais mais severos.
Os dados sobre a previsão do tempo para Santa Catarina são da Defesa Civil – SC e da Epagri/Ciram.




