Foto: Reprodução
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA Brasil) está promovendo o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2025 Geleias. As inscrições vão até 23 de fevereiro e premiará os cinco finalistas de duas categorias, simples e mista, com valores em dinheiro.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Produtores de todo o Brasil interessados no concurso devem ter produção anual de até 50 toneladas de geleia, simples ou mistas, e atender à legislação vigente. As inscrições devem ser feitas no site do Sistema CNA/Senar, por meio do preenchimento da ficha de inscrição. O regulamento também está disponível para consulta.
O evento é promovido pela CNA em parceria com a Embrapa Agroindústria de Alimentos, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/SAA-SP) e o Sebrae Nacional.
O primeiro concurso de produtos artesanais e tradicionais de 2025 será dividido em duas categorias – geleias simples (produção feita apenas com uma fruta ou hortaliça) e geleias mistas (utiliza a mistura de diferentes frutas, especiarias, condimentos, hortaliças em sua composição).
Após a inscrição, o produtor deverá enviar uma quantidade mínima de um quilo da geleia dividida em, pelo menos, seis embalagens individuais para avaliação. As amostras devem ser enviadas em embalagens de comercialização, e o produto deverá estar rotulado conforme a legislação vigente.
Veja também
A cada seis trabalhadores contratados em SC, um é estrangeiro
Acadêmicos pesquisam o controle de plantas invasoras na vitivinicultura
Os cinco finalistas das duas categorias, simples e mista, serão premiados com valores em dinheiro.
Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.
O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019 e já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos, cafés especiais, mel e cerveja.
Para o presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, Tirso Meirelles, o evento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil é uma oportunidade “ao desenvolvimento das pequenas agroindústrias e ao desenvolvimento ecológico e comercial da região onde vivem os participantes”.
Nilza Pires de Camargo Favero, de Piedade, fez alguns cursos do Senar-SP e começou a produzir geleias artesanais há cerca de seis meses. Sob o nome de Geleias Jupati há cinco sabores: frutas vermelhas; manga e maracujá; morango e limão; morango e abacaxi e abacaxi com pimenta. Seus produtos são vendidos diretamente na propriedade, de maneira online e em eventos locais.
Esta será a primeira vez que participa de um concurso. Apesar disso, se diz confiante, pois, segundo ela, “as geleias são maravilhosas”.
O fluminense Marcos Levy de Oliveira Pacheco possui uma propriedade em São José do Barreiro onde são produzidos queijo de ovelhas, carne premium de cordeiro, framboesa, blueberry frescos e congelados, uvas (suco natural, vinho e espumante) e geleias.
Há quase um ano iniciou a produção de geleias e participará do concurso da CNA. É a primeira vez que estará num evento de abrangência nacional, que traz perspectivas para o trabalho que vem realizando e ações futuras.
“Temos muita expectativa principalmente para recebermos críticas construtivas que nos ajudarão na melhoria das nossas geleias”, afirma Marcos.
Nossas Redes Sociais
Um acidente em Lebon Régis mobilizou equipes de socorro no início da tarde deste sábado…
Na tarde deste sábado (19) a Polícia Militar de Caçador atendeu uma ocorrência de violência…
Câmeras ajudam PM a prender dupla por arrombamento em Caçador na madrugada de sábado, 19.…
A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado (19), indica a presença de muitas nuvens…
A abertura de empresas em Santa Catarina cresceu 31% no primeiro trimestre de 2025 em…
A Prefeitura de Caçador adota novo protocolo de risco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).…
This website uses cookies.