Ícone do site PortalRBV

Cerejeiras floridas encantam na escola Dom Orlando Dotti

Cerejeiras floridas encantam na escola Dom Orlando Dotti

Fotos: Rita Martini/Portal RBV

As cerejeiras floridas que embelezam o pátio da Escola Dom Orlando Dotti, em Caçador, são mais do que uma atração visual: elas carregam uma história de paz, memória e educação.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

As árvores foram plantadas em 2016 como parte do projeto “Cultura da Paz”, idealizado pelo então professor de Língua Portuguesa, Cassiano Piccolotto. A iniciativa venceu um concurso de práticas inovadoras por envolver diversas ações com a comunidade escolar.

Um dos momentos marcantes do projeto foi uma visita dos alunos ao município de Frei Rogério, onde conheceram um sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, um senhor de origem japonesa. Sensibilizado pela visita e pelo conteúdo do projeto, ele presenteou a escola com mudas de cerejeira, simbolizando amor, esperança e o compromisso com uma educação humanizadora.

A assessora de direção da escola, Adriana Sanches, conta com entusiasmo sobre o espetáculo natural vivido nesta época do ano. “Antes das férias, vemos os botõezinhos. Quando os alunos voltam, são recebidos com essa maravilha. Até brinquei com os professores que pedi para elas florescerem e fazerem um tapete perfumado na volta às aulas”, relatou.

Ela também fez um convite à comunidade. “Venham visitar, tirar fotos, porque a floração dura pouco. Logo as flores caem, mas deixam o perfume e o significado de paz no ar”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile