Neve atinge 4º andar de prédios na Rússia e paralisa cidades

Em vários pontos, o acúmulo ultrapassou três metros, soterrando ruas, bloqueando acessos

Uma sequência de tempestades severas provocou uma nevasca histórica na Rússia, causando cenas extremas no leste do país, onde o acúmulo de neve nos últimos dias cobriu prédios inteiros e paralisou cidades. Segundo autoridades locais, em algumas áreas, a neve chegou a atingir o nível do quarto andar de edifícios residenciais, provocando interrupções em serviços essenciais e bloqueando ruas inteiras.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O fenômeno causou ao menos duas mortes, quando grandes blocos de neve e gelo se desprenderam de telhados. As vítimas, com 60 e 63 anos, foram soterradas pelos detritos, conforme informações do Comitê Investigativo da Rússia, que abriu um inquérito criminal para apurar possíveis falhas de segurança.

Publicidade

As autoridades locais indicaram que a limpeza preventiva de telhados, insuficiente ou inexistente, contribuiu para os acidentes fatais.

Diante da gravidade da situação, foi decretado estado de emergência para acelerar a retirada da neve e intensificar o trabalho das equipes de resgate.

Desde a última segunda-feira (12), sistemas de baixa pressão formados no mar de Okhotsk avançaram sobre a região, trazendo ventos fortes e volumes excepcionais de neve.

Em vários pontos, o acúmulo ultrapassou três metros, soterrando ruas, bloqueando acessos e isolando bairros inteiros, tornando a mobilidade praticamente impossível.

Imagens divulgadas pelo Ministério de Situações de Emergência da Rússia mostram equipes escavando túneis na neve para alcançar moradores, especialmente idosos, que ficaram presos dentro de suas casas.

Moradores registraram entradas de prédios completamente obstruídas, além de esforços coletivos para liberar passagens e auxiliar vizinhos.

A cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky foi uma das mais afetadas, com edifícios totalmente cobertos, veículos enterrados e interrupção de serviços essenciais.

Especialistas alertam que fenômenos climáticos intensos como este exigem preparação e ação coordenada das autoridades, enquanto a população se mobiliza para ajudar os mais vulneráveis.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Infomoney

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Fim de semana terá sol e temperaturas amenas em SC

O fim de semana será marcado por tempo firme...

Pequenas atitudes fazem grande diferença na preservação da água

Deixar a torneira aberta ao lavar a louça, prolongar...

Governo sanciona lei que garante renovação automática da CNH

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta...

WhatsApp lança figurinhas, efeitos e recursos especiais para a Copa do Mundo

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (4) uma série de...

Bebê de quatro meses morre após complicações causadas por meningite bacteriana em Capinzal

Um bebê de apenas quatro meses morreu após complicações...

Professora é condenada por maus-tratos praticados contra bebês em creche

Uma professora de educação infantil foi condenada por maus-tratos...

Ancelotti anuncia Paquetá e Igor Thiago em amistoso

O técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, concedeu entrevista...