Neve atinge 4º andar de prédios na Rússia e paralisa cidades

Em vários pontos, o acúmulo ultrapassou três metros, soterrando ruas, bloqueando acessos

Uma sequência de tempestades severas provocou uma nevasca histórica na Rússia, causando cenas extremas no leste do país, onde o acúmulo de neve nos últimos dias cobriu prédios inteiros e paralisou cidades. Segundo autoridades locais, em algumas áreas, a neve chegou a atingir o nível do quarto andar de edifícios residenciais, provocando interrupções em serviços essenciais e bloqueando ruas inteiras.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O fenômeno causou ao menos duas mortes, quando grandes blocos de neve e gelo se desprenderam de telhados. As vítimas, com 60 e 63 anos, foram soterradas pelos detritos, conforme informações do Comitê Investigativo da Rússia, que abriu um inquérito criminal para apurar possíveis falhas de segurança.

Publicidade

As autoridades locais indicaram que a limpeza preventiva de telhados, insuficiente ou inexistente, contribuiu para os acidentes fatais.

Diante da gravidade da situação, foi decretado estado de emergência para acelerar a retirada da neve e intensificar o trabalho das equipes de resgate.

Desde a última segunda-feira (12), sistemas de baixa pressão formados no mar de Okhotsk avançaram sobre a região, trazendo ventos fortes e volumes excepcionais de neve.

Em vários pontos, o acúmulo ultrapassou três metros, soterrando ruas, bloqueando acessos e isolando bairros inteiros, tornando a mobilidade praticamente impossível.

Imagens divulgadas pelo Ministério de Situações de Emergência da Rússia mostram equipes escavando túneis na neve para alcançar moradores, especialmente idosos, que ficaram presos dentro de suas casas.

Moradores registraram entradas de prédios completamente obstruídas, além de esforços coletivos para liberar passagens e auxiliar vizinhos.

A cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky foi uma das mais afetadas, com edifícios totalmente cobertos, veículos enterrados e interrupção de serviços essenciais.

Especialistas alertam que fenômenos climáticos intensos como este exigem preparação e ação coordenada das autoridades, enquanto a população se mobiliza para ajudar os mais vulneráveis.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Infomoney

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Identificada vítima de feminicídio em Ipira

Daiana Gisele Müller, de 38 anos, foi encontrada morta em uma ponte na Linha Capelinha; companheiro se apresentou às autoridades.

Homem acusado de avançar com pulverizador contra policial vai a júri em Fraiburgo

Acusado de investir com pulverizador contra agente de segurança em 2025 enfrenta julgamento nesta quinta-feira.

Novas instabilidades atingem Santa Catarina nesta quarta-feira

A atuação de um sistema de baixa pressão favorece...

Pavimentação entre Sede Etelvina e Imbuial entra em fase de licitação

Projeto de 5,7 quilômetros de asfalto na Estrada VDR-406 avança para etapa de licitação com investimento de R$ 13,58 milhões.

Matos Costa: Jovem de 18 anos é atingido por árvore

Jovem de 18 anos atingido por árvore no interior de Matos Costa foi levado em estado grave ao hospital.

Ibiam realiza leilão online de veículos e máquinas

A Prefeitura Municipal de Ibiam mantém leilão online aberto para veículos, máquinas e sucatas, com lances possíveis até 16 de novembro de 2026.

Jovem fica ferido após colisão entre dois carros na SC-464 em Arroio Trinta

Acidente envolvendo dois veículos ocorreu na manhã desta terça-feira, próximo a um restaurante na rodovia.