Vai viajar no fim do ano? Saiba como proteger seus aparelhos e economizar energia

Confira dicas que ajudam a reduzir a conta de luz e a garantir que os aparelhos funcionem bem

O final de ano costuma aumentar o consumo de energia, seja pelas festas ou pelo calor intenso. Além disso, muitas pessoas viajam nesse período, tornando importante adotar práticas para reduzir gastos e proteger os eletrodomésticos. Seguir algumas dicas simples antes de viajar ajuda a economizar e evita problemas futuros.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Desconecte aparelhos em standby

Deixar aparelhos no modo de espera pode representar até 12% do consumo total de energia, segundo o Inmetro.

Publicidade

Antes de viajar, desconecte dispositivos como carregadores, TVs e micro-ondas para economizar na conta de luz.

Regule o termostato da geladeira

Ajustar o termostato mantém a temperatura ideal para conservar alimentos e reduz o esforço do motor. Isso garante eficiência energética e previne danos ao aparelho.

Veja também

Morre quinta vítima do grave acidente na BR-282 em SC

Casal fica ferido em queda de moto na SC-452

Descongele o freezer

Modelos sem tecnologia Frost Free devem ser descongelados antes de viagens longas. O gelo acumulado aumenta o consumo de energia e pode comprometer o funcionamento do freezer.

Use métodos simples, como desligar o aparelho e esperar o gelo derreter naturalmente, ou um secador de cabelo para acelerar o processo.

Faça manutenção preventiva na máquina de lavar

Cuidados como limpar filtros e verificar componentes prolongam a vida útil da máquina e evitam problemas. Realizar manutenção antes de viajar ajuda a preservar o bom desempenho do equipamento.

Limpe a air fryer

Limpar a air fryer após cada uso é essencial para mantê-la funcionando corretamente. Antes de viajar, guarde-a limpa e em local seguro, evitando sujeira e insetos durante a ausência.

Esses ajustes simples ajudam a reduzir o consumo de energia e a manter os eletrodomésticos em bom estado. Assim, é possível viajar com tranquilidade, economizar na conta de luz e evitar surpresas ao retornar.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Techtudo

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Tempo em SC: Sol predomina e temperaturas sobem nesta quarta-feira (22)

Na quarta-feira (22), o tempo volta a ficar firme...

Festival da Canção de Videira acontece neste fim de semana com mais de 150 inscritos

O município de Videira se prepara para receber um...

Um ano sem Papa Francisco: legado de fé, simplicidade e humanidade

Um ano após a morte do Papa Francisco, completado...

PM prende ladrões e recupera bens após furtos em Caçador

A Polícia Militar de Caçador teve trabalho dobrado entre...

Novo prazo para o fim do RG antigo é definido pelo Governo Federal

O Governo Federal decidiu dar um fôlego extra para...

CPF na nota: o perigo escondido por trás do desconto no mercado

A pergunta já virou parte da rotina em qualquer...

Incêndio destrói construção às margens do Rio do Peixe em Pinheiro Preto

Um incêndio registrado na madrugada desta terça-feira (21) mobilizou...