Foto: Reprodução
Entre os dias 24 de fevereiro e 20 de maio de 2025, foi realizado, em Videira, o Curso de Mosaico Simples, pelos mosaicista Rosi Zatta e Rid Zatta, com carga horária de 40 horas e participação de 10 concluintes, no bairro Santa Lúcia. A formação marcou o início da trajetória de novos mosaicistas no município tendo uma exposição dos trabalhos realizados no Centro de Eventos Vitória como grande fechamento.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O curso teve como objetivo principal introduzir os participantes à arte do mosaico, explorando desde sua origem histórica até aplicações contemporâneas.
O conteúdo incluiu o uso de materiais recicláveis e reaproveitados, com foco na redução de resíduos e no estímulo à criatividade.
Durante as aulas gratuitas, os alunos de diferentes idades conheceram a historia do mosaico pelo mundo, diferentes tecnicas e equipamentos.
Veja também
Santa Catarina tem 2º maior crescimento no varejo do Brasil em 2025
Fecavi 2025 movimenta Videira com recorde de inscrições e atrações de todo o Brasil
” Foi o momento de conhecer, testar e de transformar uma peça simples de azuleijo em uma linda obra de arte”, lembrou mosaicista Rosi Zatta.
Além de formar novos artistas, o curso teve como objetivo, a formação de um grupo local de mosaicistas, a geração de uma nova alternativa de renda no setor artesanal e a valorização do reaproveitamento de materiais.
A atividade também contribuiu para o bem-estar dos participantes, promovendo uma experiência criativa e terapêutica.
“Foi uma experiência diferente e se viu uma oportunidade diferente de aprendizado onde todos aprendem consigo mesmo e com o compartilhamento de experiências. Em cada obra concluída se observa a personalidade de cada aluno.” destacou o mosaicista Rid Eloi Zatta.
A partir do dia 23 de maio, estará aberta ao público a exposição dos trabalhos realizados durante o curso, no espaço do CEVI, com visitação até 30 de maio.
Um dos destaques da mostra é a doação de uma placa com a inscrição “Bem-vindos a Santa Lúcia”, que será entregue à comunidade como gesto simbólico do grupo.
A mosaicista Rosi Scariot Zatta também avaliou positivamente a ação: “O curso mostrou que todos podem fazer o mosaico, esta arte milenar, basta um pouco de técnica e boa vontade.”
E convidou a todos para prestigiar a exposição das peças desenvolvidas pelos alunos durante o curso no Centro de Eventos Vitória de Videira.
” Contamos com alunos de diferentes idades e visões de mundo e isto se mostra nas peças criadas pelos novos artesões mosaicistas. Venha prestigiar, incentivar os artistas videirenses e se encantar com as lindas peças desenvolvidas.
Nossas Redes Sociais
A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira (21) indica que a frente fria…
Na manhã desta terça-feira, 20 de maio de 2025, um motorista de 59 anos sofreu…
A Associação das Micro e Empresas de Pequeno Porte (AMPE) de Caçador e região apresentou…
Na terça-feira, 20 de maio, o governo determinou a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, importação…
A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) comunicou que um trabalhador…
This website uses cookies.