A 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) promoveu esta semana a entrega simbólica dos uniformes escolares a serem entregues em toda a rede estadual de ensino de Caçador e região. O evento aconteceu na Escola Dom Orlando Dotti. O Governo do Estado promove a ação e toda Santa Catarina.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O supervisor da 10ª CRE, professor Maurício Passos Pinheiro, destacou a relevância da ação, que além de fortalecer a integração escolar, também representa impacto econômico positivo. Segundo ele, todos os estudantes da rede estadual receberão uniforme escolar — desde o ensino fundamental até o ensino médio.
No fundamental, serão distribuídas peças adequadas ao perfil dos estudantes. Para o ensino médio, o kit inclui calça jeans e jaquetas, entre outros itens. Ao todo, os alunos devem receber 14 peças, incluindo agasalho, calça, camiseta, jaqueta e até tênis. No primeiro momento, chegaram à escola as calças jeans e as jaquetas.
Veja também
Caçador lança projeto para jovens com foco em inclusão e tecnologia
Família na Escola fortalece comunidade e educação em Caçador
Segurança e igualdade
Maurício ressaltou que o uso do uniforme traz benefícios diretos à segurança.
Com a padronização, é possível identificar mais facilmente se pessoas que não pertencem ao ambiente escolar adentram a instituição, o que contribui para a proteção dos estudantes.
O supervisor também reforçou o papel dos uniformes na promoção da igualdade.
Segundo ele, a padronização evita desigualdades e desconfortos entre alunos, já que todos passam a estar em condições similares, reduzindo cobranças por roupas de marca ou itens mais caros.
Tradição mantida
A escola Dom Orlando Dotti já tinha tradição no uso de uniforme, prática que a escola vinha adotando integral ou parcialmente. A chegada do novo kit do Governo do Estado fortalece essa cultura e garante padronização em toda a rede.
O professor Maurício elogiou a organização da escola e ressaltou a importância de estender essa experiência positiva a outras unidades de ensino. “Agora teremos condições de oportunizar a todas as escolas as mesmas condições”, destacou.
Aprovação da direção
A assessora de direção da escola, Zuleide Nora, e Adriana Sanchez também celebraram o momento. Para elas, o fornecimento dos uniformes representa valorização da educação e reforço no acolhimento aos alunos.
Adriana lembrou que a qualidade do material foi bem recebida pelos estudantes. “Os alunos vestiram e gostaram. Acredito que eles vão usar. Nossa escola já tem essa cultura, então poderão intercalar o uniforme fornecido pelo Estado com o da escola”, afirmou.
Foco no estudo
Além da segurança, a equipe pedagógica reforça que a uniformização ajuda a manter o foco dos estudantes na aprendizagem. A escolha elimina diferenças visuais relacionadas ao padrão de vestimenta e reduz distrações ligadas a tendências de moda. “Aqui o foco é o estudo e a concentração”, pontuaram.







