Em 2024, o número de estudantes matriculados em cursos de graduação a distância (EaD) no Brasil superou, pela primeira vez, o total de alunos dos cursos presenciais. Essa informação é do Censo da Educação Superior 2024, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira, 22 de setembro. No país, havia 5,1 milhões de estudantes matriculados em cursos EaD, enquanto os cursos presenciais registraram 5 milhões de alunos.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A pesquisa ainda revela que o número de ingressantes em cursos on-line, neste ano, chegou a 3,3 milhões, o que representa o dobro dos ingressantes nos cursos presenciais, que somaram 1,6 milhão.
No ensino presencial, predominam os cursos de bacharelado. Por outro lado, na modalidade EaD, a distribuição é diversa: 43% das vagas são em cursos tecnológicos, 33% em bacharelados e 20% em licenciaturas.
Bacharelados, licenciaturas e técnicos
Considerando os cursos de bacharelado, foram ofertadas cerca de 10 milhões de vagas em 2024. Deste total, 61% pertencem à modalidade EaD, demonstrando a força da rede privada nesse segmento.
Veja também
Santa Catarina propõe regras mais duras para acesso ao Universidade Gratuita
A cada 10 minutos, um adolescente no Brasil se machuca ou tenta o suicídio
Nas licenciaturas, o impacto é ainda maior, com 89% das vagas disponíveis no formato a distância.
Já nos cursos tecnológicos, a modalidade EaD domina com 93% das vagas, deixando apenas 7% para o ensino presencial.
Novas regras do MEC
Após o crescimento expressivo da educação a distância, o MEC implementou novas regras para regulamentar esse formato de ensino.
A preocupação do governo se baseia em questionamentos sobre a qualidade do ensino EaD.
O decreto determina que cursos de graduação não podem ser 100% à distância, sendo obrigatória a realização de pelo menos 20% da carga horária de forma presencial, seja na sede da instituição, campus externo, ou em atividades síncronas mediadas.
Além disso, cursos como Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia não podem ser ofertados na modalidade EaD, devendo ser exclusivamente presenciais.
Matrículas em graduação
Em 2024, o Brasil também ultrapassou a marca de 10 milhões de matrículas em graduação, número 30% maior que em 2014. Esse crescimento ocorreu principalmente na rede privada e em cursos a distância.
As instituições particulares aumentaram suas matrículas de 5,8 milhões para 8,1 milhões entre 2014 e 2024, enquanto o número de professores contratados caiu de 220 mil para 187 mil.
A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) ressalta que o setor privado é fundamental no acesso à graduação no Brasil.
Cerca de 90% das instituições são privadas e concentram quase 80% das matrículas, com mais de 8 milhões de estudantes.
Entre 2014 e 2024, as matrículas na rede privada cresceram 39%, impulsionadas pelo ensino a distância, que, em 2024, superou o volume de ingressantes do presencial.
Apesar do avanço, a EaD pode ter atingido seu auge, com crescimento limitado desde 2022 e altos índices de evasão. Nesse cenário, o modelo semipresencial surge como alternativa estratégica para atrair mais estudantes.
Mais de 80% dos formandos em 2024 estudaram em instituições privadas, demonstrando a importância desse setor para a formação profissional, principalmente em regiões com menor oferta pública.