A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Caçador promove nesta semana uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, próximo sábado. A programação busca reforçar a importância da inclusão e da conscientização sobre o tema.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A diretora Silmara de Moraes Giareta destaca que devido à data cair no fim de semana, as ações foram antecipadas. Nesta quinta-feira (19), ocorre um encontro voltado às famílias de pessoas com síndrome de Down atendidas pela instituição.
A atividade reúne pais e responsáveis para um momento de integração e troca de experiências. A programação inclui apresentação artística realizada pelos próprios alunos com síndrome de Down, além de uma palestra com a professora Vanessa Maceri, psicóloga da Uniarp. O evento encerra com um coffee break de confraternização.
Segundo Silmara, o principal objetivo é aproximar as famílias da instituição e promover um espaço de diálogo e acolhimento. Atualmente, a Apae atende 22 educandos com síndrome de down, abrangendo desde bebês até pessoas em processo de envelhecimento.
A diretora também ressaltou que a expectativa de vida desse público tem aumentado ao longo dos anos, ultrapassando os 60 anos, apesar de possíveis comorbidades, como cardiopatias e questões metabólicas. Ela reforça que a qualidade de vida dessas pessoas vem melhorando significativamente.
Outro destaque relacionado à data é a campanha das “meias coloridas” ou “meias trocadas”, realizada no dia 21 de março. A iniciativa busca chamar a atenção para a importância da diversidade e incentivar a sociedade a valorizar as diferenças.
As ações reforçam o papel da conscientização e do acesso à informação como ferramentas fundamentais para promover inclusão e respeito às pessoas com síndrome de Down.





