Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Atividades em Videira celebram o Dia da Luta Antimanicomial

O Movimento da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, defende os direitos das pessoas com sofrimento mental

O Movimento da Luta Antimanicomial, reconhecido nacionalmente em 18 de maio, destaca-se pela defesa dos direitos das pessoas com sofrimento mental, combatendo a ideia de isolamento desses indivíduos. Nesta sexta-feira (17) diversas atividades em Videira celebram o Dia da Luta Antimanicomial.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Tratar doenças mentais é um desafio crucial, enfrentado pelo poder público, famílias e sociedade. Anteriormente, a internação era vista como a solução, mas agora, o foco está no tratamento sem isolamento social. Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) surgiram nessa mudança de paradigma.

Publicidade

Promovido pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) em Videira. O evento desta sexta-feira (17) contou com a presença de profissionais da área, pacientes e autoridades, todos engajados na causa da saúde mental.

A coordenadora do Caps, Adriana Felicetti, ressaltou a importância desse dia de reflexão e conscientização. “O movimento da Luta Antimanicomial surgiu nos anos 70 e 80 como resposta aos maus tratos enfrentados pelos usuários de hospitais psiquiátricos. A partir daí, iniciou-se uma reforma psiquiátrica que visava uma abordagem mais humanizada e inclusiva na saúde mental.”

Durante o evento, pacientes compartilharam suas experiências e testemunhos sobre a importância do Caps em suas vidas. Denise Antunes, frequentadora do Caps há mais de 15 anos, destacou o acolhimento e o suporte que recebeu da equipe.

Veja também

Seminário debate desafios da educação no Brasil em Videira

Videira arrecada itens para o Memorial do Ferroviário

“Quando cheguei aqui, estava em um momento muito delicado, mas o acolhimento do Caps mudou minha vida. Hoje, levo uma vida quase normal e sou imensamente grata por isso.”

Jociane Dutra, profissional do Caps, ressaltou a importância do trabalho realizado com pacientes com dependência química, enfatizando a necessidade de apoio e tratamento personalizado para cada indivíduo.

Diversas atividades foram realizadas para celebrar o Dia da Luta Antimanicomial marcando esta importante data, destacando a superação de estigmas e a busca por uma abordagem mais humanizada e inclusiva na saúde mental.

Caps Videira

O Caps I de Videira busca atender, acompanhar clinicamente e reintegrar os usuários à sociedade, promovendo acesso ao trabalho, lazer e direitos civis.

Inaugurado em 28 de fevereiro de 2008, o Caps enfrentou desafios iniciais, mas sempre priorizou a melhoria da saúde mental. Seu objetivo é oferecer tratamento adequado, respeitando o bem-estar físico e psicossocial dos usuários.

No começo, passou a atender as pessoas que sofriam de transtornos mentais severos e persistentes. Mas, aos poucos, foi ampliando os serviços, inclusive com atendimento para usuários de álcool e drogas.

Fonte:
Portal RBV/ Prefeitura de Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Comércio de Caçador terá horário especial no fim de semana e programação cultural

O comércio de Caçador estará com horário estendido neste...

Copa do Mundo 2026: Brasil cai em grupo equilibrado com Marrocos, Escócia e Haiti

A Fifa definiu na tarde desta sexta-feira, em Washington...

Motociclista fica ferido após colisão com van escolar em Porto União

Um motociclista de 20 anos ficou ferido após uma...

Operação conjunta da PM e DIC apreende 148 pedras de crack em Videira

Uma operação conjunta realizada pela Polícia Militar e pela...

Mais Lidas da semana

Caminhoneiros anunciam paralisação nacional a partir de 4 de dezembro

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o desembargador...

Morre jovem vítima de grave acidente na SC-135 em Videira

A jovem Sabrina Pedroso Benetti, de 24 anos, morreu...

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho e é preso

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho...

Fiscalização apreende mais de 1 tonelada de alimentos impróprios

Uma operação articulada pelo Ministério Público de Santa Catarina,...

Acidente com parapente no Morro Agudo deixa praticante ferido

No domingo, 30 de novembro, a guarnição do Corpo...

Outros Tópicos Interessantes