Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Ausência de celulares nas escolas tem resultado positivo na educação

Educadores de Caçador falaram sobre a lei que vigora desde janeiro e que trouxe de volta alguns costumes benéficos para os estudantes

No mês de janeiro foi sancionada em território nacional a lei que limita o uso de aparelhos celulares em escolas públicas e privadas em todo o Brasil. A medida abrange alunos da educação básica, incluindo pré-escolaensino fundamental e médio, e visa restringir o uso de smartphones durante as aulas, recreios e intervalos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O assunto ganhou mais notoriedade ainda com o retorno das aulas em fevereiro. Em Caçador os reflexos da lei são positivos na opinião de educadores, já que os jovens estão mais focados nas tarefas educacionais, e até mesmo mantendo mais diálogo entre eles sem a presença dos telefones.

Publicidade

A professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Dante Mosconi, Saimara Nunes, comenta que já no primeiro dia de aula da rede estadual, os alunos foram orientados a não levar os aparelhos celulares para a escola pois estava proibida a utilização. O comunicado previa que se o aluno fosse visto utilizando o celular seja em sala de aula ou em áreas comuns da instituição, o aparelho seria retido pela direção e os pais teriam que ir até a escola para fazer a retirada.

“A medida não é para ser um castigo, mas sim uma forma para que os alunos entendam e respeitem a lei. Percebemos que os alunos estão mais focados com a ausência dos celulares. Sou a favor da lei pois não concordo com a utilização de celulares em sala de aula, nem como instrumento de aprendizagem, pois em sala de aula temos outros instrumentos para ensinar, como os livros didáticos e o próprio professor que está ali para tirar dúvidas o tempo todo. Percebe-se neste período que eles (alunos) estão mais focados e participando mais das aulas.  Também estão fazendo mais amizades, pois sem o celular os intervalos estão sendo momentos para eles socializarem, e isso é necessário para viver o presente”, declarou a professora.

Veja também

Acadêmicos pesquisam o controle de plantas invasoras na vitivinicultura

SC registra abertura de quase 32 mil empresas em janeiro de 2025

Vagas de emprego em Caçador: confira o quadro Tem Vaga

O secretário municipal de Educação, Manoel Paiva, ressalta que a lei traz muitos ganhos para o estudante, como o foco, desempenho escolar, habilidades sociais humanas e a redução do cyberbulling.

“Não se trata de uma proibição somente por proibir, mas sim olhar o estudante como um ser de direitos, e garantir estes direitos. A escola é o lugar da aprendizagem, da cidadania e da garantia dos direitos. Ofertamos isso para os nossos alunos por lei, pois a Constituição diz que a escola deve preparar o indivíduo para o exercício da cidadania. O uso do aparelho celular na escola retira o foco, não traz desempenho escolar, não agrega na aprendizagem e muitos menos nas habilidades sociais, pois esse é o momento das crianças e adolescentes estarem interagindo com os colegas, brincar e dialogar. Sabemos também dos vários casos no Brasil de cyberbulling, devido ao uso do celular nas escolas para tirar fotos, fazer vídeos e causar constrangimentos. Portanto, essa nova legislação é importante e vem ao encontro de uma necessidade do próprio estudante, e não somente da escola. O estudante conseguirá se perceber com um cidadão de direitos e principalmente terá sua saúde mental preservada, com foco nos estudos e sociabilidade”, declarou o secretário.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
Alessandro Schneider | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Família procura homem de 39 anos desaparecido em Concórdia

A família de Márcio Pottratz, de 39 anos, vive...

Anvisa proíbe 11 produtos irregulares no início de 2026

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, entre...

Câmara de Caçador vota repasse ao Hospital Maice na segunda-feira

A Câmara Municipal de Caçador promove, na próxima segunda-feira...

Pastor é preso por suspeita de abusos sexuais durante rituais em SC

Um pastor investigado por uma sequência de crimes sexuais...

Mais Lidas da semana

Caçadorense morre em grave acidente na BR-153 no Paraná

Um caminhoneiro caçadorense morreu em um grave acidente registrado...

Caçadorense morre em acidente no interior de Macieira

O caçadorense Bruno Casagrande, de 37 anos, morreu nesta...

Mulher morre após ficar presa sob trator em estrada rural de Videira

Um grave acidente de trabalho rural resultou na morte...

Motorista morto em acidente na SC-350 é de Caçador

O grave acidente de trânsito registrado na manhã desta...

Mulher morre após grave acidente com três veículos em Videira

Mais uma ocorrência fatal no trânsito reforçou o clima...

Outros Tópicos Interessantes