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Caçador aprova mais psicólogos e assistentes sociais para as escolas municipais

Caçador aprova mais psicólogos e assistentes sociais para as escolas municipais

Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Caçador aprovou nesta semana um importante projeto de lei voltado à melhoria do atendimento nas escolas municipais. A nova medida autoriza o Poder Executivo a ampliar o número de profissionais das áreas de Psicologia e Serviço Social na rede de Educação. Com isso, o município passa a contar com 21 vagas para assistentes sociais e 24 para psicólogos, ampliando a capacidade de apoio aos alunos e à comunidade escolar.

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O vereador Clayton Zanella comemorou a conquista. Ele lembrou que o pleito teve início ainda em sua primeira legislatura, em parceria com o ex-vereador Jean Carlo Ribeiro.

“Foram quase cinco anos de luta para que a lei de 2019, que obriga os municípios a terem psicólogos e assistentes sociais na educação, fosse cumprida. Hoje, passamos a contar com cinco psicólogos efetivos e mais uma assistente social, o que representa um avanço importante”, afirmou.

A ampliação acontece em um momento simbólico, durante o mês de setembro, em que se desenvolvem campanhas voltadas à saúde mental e à inclusão escolar.

“Os psicólogos da rede já realizam ações coletivas de prevenção e de valorização da vida. A ampliação não resolve totalmente a demanda, mas reforça a seriedade da gestão e garante apoio fundamental a alunos, professores e gestores”, acrescentou Zanella, fazendo referência ao Setembro Amarelo e ao Setembro Verde.

Além de atender à legislação federal, a contratação desses profissionais representa um investimento direto na qualidade da educação pública.

Segundo os vereadores, mais de 7.500 estudantes da rede municipal serão beneficiados com o reforço nas equipes multidisciplinares.

A atuação dos psicólogos e assistentes sociais nas escolas contribui para identificar vulnerabilidades, prevenir situações de risco e promover a inclusão e o bem-estar.

Com o aumento no número de profissionais, o município fortalece o suporte emocional e social, tanto para os alunos quanto para os professores e demais envolvidos no ambiente escolar.

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