Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Caçadorense é vice-campeã estadual em prêmio de educação inovadora

Daiane Xumadelo foi um dos destaques na categoria Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas com o projeto "Festival das Lanternas"

A caçadorense Daiane Xumadelo conquistou o segundo lugar na categoria Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas na fase estadual da 3ª edição do Prêmio Educador Transformador, promovido pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare. A premiação reconhece, no ciclo 2025/2026, projetos educacionais inovadores que impactam diretamente a aprendizagem, com foco em sustentabilidade e tecnologia.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O prêmio valoriza o uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de soluções para desafios enfrentados pela comunidade escolar. Os vencedores estaduais recebem troféu, selo digital e pacotes para participação na Bett Brasil 2026, que será realizada em São Paulo. Já os grandes vencedores nacionais serão contemplados com notebooks, missão nacional e viagem internacional para a Bett UK, em Londres.

Publicidade

O projeto premiado, intitulado “Festival das Lanternas”, surgiu a partir de uma necessidade observada em sala de aula. Segundo Daiane, muitos alunos relatavam problemas relacionados ao estresse, depressão e ansiedade. A partir disso, foi realizada uma pesquisa científica e bibliográfica, que apontou o Brasil entre os três países com maiores índices variáveis dessas condições.

A construção das lanternas faz parte de uma cerimônia simbólica, representando esperança e a necessidade de reflexão sobre a saúde mental. O projeto foi desenvolvido com alunos do ensino fundamental e do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI, com o objetivo de reavaliar a realidade vivenciada pelos estudantes.

A inscrição no prêmio, conforme a educadora, veio da necessidade de compartilhar a experiência e incentivar que o tema da saúde mental seja abordado de forma contínua nas escolas. “Não é preciso esperar o Setembro Amarelo para discutir saúde mental. Ela precisa ser tratada todos os dias, pois impacta diretamente as relações pessoais, familiares, profissionais e comunitárias”, destaca.

Além do aspecto social, o projeto também contempla a dimensão ambiental. As lanternas utilizadas no festival são recolhidas ao final da ação, e a iluminação em LED simboliza a esperança de um futuro melhor. O evento ainda proporciona um impacto visual marcante, com o Rio do Peixe iluminado pelas lanternas, reforçando a conexão entre educação, meio ambiente e comunidade.

Ainda em 2025, Daiane participou da etapa nacional, que incluiu um curso de Design Thinking, diversas tarefas e etapas de desenvolvimento e aprimoramento do projeto. Ao final de dezembro, foram concluídas as fases de prototipação, seguidas pela avaliação dos projetos de Santa Catarina, quando veio a conquista do segundo lugar estadual.

Para a educadora, o reconhecimento é especialmente significativo por envolver alunos da EJA, trabalhadores da indústria e integrantes da comunidade. “Quando valorizamos o trabalho realizado em sala de aula, as conquistas vão além dos nossos horizontes. Fazer diferente é essencial para alcançar resultados diferentes”, conclui.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Castelo de pedras construído por pai e filho encanta cidade de SC

Uma pequena cidade do Sul de Santa Catarina abriga...

Influenciador Henrique Maderite morre aos 50 anos

O influenciador digital Henrique Maderite morreu aos 50 anos...

Bairro Nossa Senhora Salete ganhará nova praça

A Nova praça do bairro Nossa Senhora Salete está...

Comércio de Caçador atende em horário especial neste sábado

O comércio de Caçador atende em horário estendido até...

Trabalhador fica gravemente ferido após ataque de pitbull

Um trabalhador de 70 anos ficou gravemente ferido após...

Mais Lidas da semana

Suspeitos de furtos no comércio de Videira são presos

A Polícia Militar de Videira prendeu, na tarde desta...

Homem é morto a tiros em Rio das Antas

Um homem de 61 anos foi encontrado morto a...

Queda de árvore provoca morte de trabalhador em Rio das Antas

Na tarde desta terça-feira, 3 de fevereiro de 2026,...

Forte temporal com granizo assusta moradores de Videira e Iomerê

O município de Videira e Iomerê enfrentaram um...

Vereador Bainho é eleito novo presidente da Câmara de Caçador

O vereador do Partido Liberal (PL), Jonatas Maia (Bainho),...

Outros Tópicos Interessantes